Close

Palmeiras 1 x 0 Universidad Católica (CHI) – 21/07/2021

O jogador Marcos Rocha, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do CD Universidad Católica, durante partida válida pelas oitavas de final, volta, da Copa Libertadores, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco)

No jogo de volta das oitavas, o Palestra fez um jogo bastante consistente e dominou a Católica. Tal domínio se traduziu na vitória, mesmo sendo pelo placar mínimo, e na classificação para as quartas da competição continetal.

O adversário da próxima fase será o São Paulo, e os jogos acontecerão apenas em agosto (nas semanas dos dias 10 e 17).

Jogo de ida válido pelas oitavas de final da Libertadores 2021.

FICHA TÉCNICA

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 21/07/2021, quarta-feira
Horário: 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Carlos Lopez (VEN) e Jorge Urrego (VEN)
Público: (portões fechados)
Renda: –
Cartões amarelos: Marcos Rocha, Felipe Melo, Dudu, Renan e Weverton (PAL); Parot e Zampedri (CAT)
Gol: Marcos Rocha, aos 35 minutos do primeiro tempo

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Felipe Melo (Kuscevic), Renan; Danilo, Zé Rafael, e Scarpa; Raphael Veiga (Dudu), Wesley (Breno Lopes) e Deyverson (Gabriel Veron)
Técnico: Abel Ferreira

Universidad Católica: Sebástian Pérez; Rebolledo (Asta-Buruaga), Lanaro, Huerta, Parot (Montes); Saavedra (Francisco Silva), Juan Leiva (Nuñez), Felipe Gutiérrez (Buonanotte); Fuenzalida, Valencia e Zampedri
Técnico: Gustavo Poyet

Por Eduardo Luiz
21/07/2021, 21h12

Marcos Rocha fez o gol da vitória no Allianz Parque; goleiro evitou uma goleada. Adversário nas quartas de final será o São Paulo. Jogos acontecerão em agosto.

Primeiro tempo

Com três mudanças no time titular em relação ao jogo de ida – Felipe Melo, Renan e Wesley, o Palmeiras iniciou a partida estudando a Católica, que por sua vez mostrava uma postura ofensiva em função da necessidade do resultado. Aos 7 minutos, em jogada ensaiada após cobrança de falta, Lanaro ajeitou para Zampedri concluir de puxeta, nas mãos de Weverton. Depois disso só deu Verdão.

Aos 14 minutos Wesley enfiou para Scarpa cruzar na cabeça de Deyverson, que viu a bola passar perto da trave direita. Aos 16, novamente Scarpa surgiu como garçom, desta vez servindo Wesley; o atacante fintou seu marcador, soltou a bomba, o goleiro espalmou e no rebote Deyverson carimbou o travessão. Aos 18 minutos Danilo deixou Wesley na cara do goleiro, que evitou o gol com a cabeça. Após a cobrança de escanteio executada por Scarpa, Gómez subiu junto de Deyverson e exigiu milagre de Pérez.

O gol alviverde parecia questão de tempo. Aos 28 minutos Scarpa, sempre ele, soltou a bomba de longe e exigiu defesa em dois tempos do goleiro. Aos 31, o camisa 14 cruzou para Raphael Veiga escorar de cabeça, por cima. Aos 35 minutos Wesley deu ótimo passe para Veiga e o meia desta vez concluiu com o pé, mas acertou a trave. No rebote, porém, Marcos Rocha estava atento e conferiu: 1 a 0.

Com 2 a 0 no agregado, o Palmeiras diminuiu o ritmo mas não permitiu que a Católica gostasse do jogo. Os últimos 10 minutos do primeiro tempo foram protocolares.

Segundo tempo

Na etapa final, sem alterações, o Verdão manteve o controle do jogo, embora num ritmo menos intenso. Aos 8 minutos Marcos Rocha cruzou de rosca e Renan se atirou na bola para finalizar, mas Pérez estava atento e fez grande defesa. A resposta da Católica veio aos 9: Scarpa cometeu falta perto da área e após levantamento Huerta escorou de cabeça, por cima.

O time chileno tinha nas bolas paradas sua principal arma. Aos 18 minutos, depois de cobrança de escanteio, Felipe Gutiérrez ajeitou e Valencia concluiu, também de cabeça, rente ao travessão. O susto fez o técnico Abel Ferreira mexer no time, e de atacado: Dudu, Breno Lopes e Mayke entraram nos lugares de Raphael Veiga, Wesley e Marcos Rocha, respectivamente.

Três minutos depois de entrar Dudu construiu uma boa jogada: ele tocou de letra para Danilo dentro área, mas o volante deixou a bola escapar. Aos 28, Zé Rafael recebeu dentro da área e soltou a bomba; Pérez defendeu, a bola voltou para o camisa 8, que levantou para Gómez, mas a defesa chegou antes.

Aos 31 minutos Breno Lopes puxou contra-ataque e tocou para Dudu, que chutou forte, mas a zaga interceptou. Aos 33, em outro contra-ataque, Breno enfiou para o camisa 43, que ajeitou de calcanhar para Deyverson chegar chutando, mas sem direção. Um zagueiro ainda cedeu escanteio, que não resultou em nada. Aos 36, Zé Rafael clareou a jogada na entrada da área e chutou colocado, mas Pérez novamente evitou o gol.

Pendurado, Felipe Melo deixou o jogo aos 37 minutos. Kuscevic entrou em seu lugar. Aos 38, Fuenzalida arriscou de média distância e errou o alvo. Dois minutos depois Abel fez a última mexida: Deyverson por Gabriel Veron. Aos 44, Scarpa tabelou com Breno Lopes e chutou forte, para fora. Aos 47 o camisa 14 arriscou de fora da área e Pérez fez a defesa. No último minuto a Católica assustou com Valencia, de cabeça, mas Weverton evitou o empate, que seria uma injustiça absurda.

Com 2 a 0 no placar agregado, o Palmeiras garantiu mais uma vitória – a oitava seguida – e também a classificação para as quartas de final da Libertadores. O adversário será o São Paulo, e os jogos acontecerão apenas em agosto (nas semanas dos dias 10 e 17).

O Verdão volta a campo às 19h de sábado (24/7) para enfrentar o Fluminense, no Allianz Parque.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.