Twitter RSS
Close

Santos 2 x 2 Palmeiras – 05/12/2020

O jogador Breno Lopes, da SE Palmeiras, disputa bola com o jogador, do Santos FC, durante partida válida pela vigésima quarta rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, no estádio da Vila Belmiro. (Foto: Cesar Greco)

Mais uma vez desfalcado o Palestra foi a Santos enfrentar a equipe local pelo Brasileirão.

Apesar de começar o primeiro tempo melhor, o Verdão acabou saindo para o intervalo atrás do marcador.

Jogando para o gasto, os comandados de Vitor Castanheira, substituindo Abel Ferreira com covid, viraram o jogo, porém em seguida acabaram cedendo o empate.

Com o ponto conquistado o time vai a 38 e sobe momentaneamente para a 4ª colocação (Internacional, Fluminense e Grêmio podem passar).

Jogo válido pela 24ª rodada do Brasileirão 2020.

FICHA TÉCNICA

Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Data: 05/12/2020 (sábado)
Horário: 17h00 (de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP-Fifa)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP-Fifa) e Neuza Ines Back (SP-Fifa)
Público: (portões fechados)
Renda: –
Cartões amarelos: Soteldo, Lucas Veríssimo e Diego Pituca (SAN); Lucas Lima, Mayke e Emerson Santos (PAL)
Cartão vermelho: Zé Rafael (PAL)
Gols: Santos: Diego Pituca, aos 37 minutos do primeiro tempo, e Marinho, aos 25 minutos do segundo;
PALMEIRAS: Raphael Veiga, aos 9, e Willian, aos 17 minutos do segundo tempo

Santos: John; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan (Laércio); Alison (Vinícius Balieiro), Diego Pituca e Soteldo; Marinho, Lucas Braga (Bruninho) e Kaio Jorge
Técnico: Cuca

Palmeiras: Weverton; Mayke, Luan, Alan Empereur (Benjamin Kuscevic) e Matias Viña; Emerson Santos, Zé Rafael e Raphael Veiga; Gabriel Veron, Lucas Lima (Breno Lopes) e Willian (Gabriel Silva)
Técnico: AbelFerreira/Vitor Castanheira

Por Eduardo Luiz
05/12/2020, 19h16

Verdão saiu atrás, buscou a virada mas acabou cedendo a igualdade. Raphael Veiga e Willian fizeram os gols do 2 a 2.

Primeiro tempo

Mesmo repleto de desfalques (5 em relação ao último jogo), o Palmeiras iniciou o clássico melhor que o Santos, pressionando a saída de bola do adversário. Aos 11 minutos Emerson Santos – improvisado de volante, arriscou da entrada da área e fez John trabalhar. O Santos foi responder apenas aos 17 com Felipe Jonatan, que pegou rebote de escanteio e finalizou torto, para fora. Aos 22 Soteldo cometeu falta muito dura em Mayke e recebeu apenas cartão amarelo.

Aos 23 minutos Marinho cobrou outro escanteio e quase fez olímpico; Weverton salvou sobre a linha. Esse lance fez o time da casa tomar as rédeas da partida. Aos 29 Soteldo fintou Luan e bateu com estilo, rente ao travessão. No lance seguinte Marinho soltou a bomba, Weverton espalmou mas conseguiu dividir com Caio Jorge, afastando o perigo.

O Verdão teve a chance de esfriar o crescimento do Santos aos 31 minutos: Lucas Lima ganhou dividida no meio-campo e tocou para Veron, que deu belo passe para Willian ficar em boa condição para finalizar cara a cara com o goleiro, mas ele chutou para fora.

O castigo não demorou. Aos 37 Pará lançou Marinho, Viña falhou na tentativa de interceptação, o atacante adversário avançou livre até a entrada da área, esperou a passagem de Caio Jorge, fez o passe, Luan não deu o carrinho para bloquear o cruzamento e Diego Pituca conferiu: 1 a 0. Atrás no placar, o Palmeiras voltou a rondar a área santista nos minutos finais do primeiro tempo, mas não conseguiu criar uma chance real para tentar o empate.

Segundo tempo

O Santos voltou para a etapa final criando as primeiras oportunidades. Aos 50 segundos Marinho chutou rasteiro e Weverton encaixou. Aos 3 minutos Soteldo cruzou e Lucas Veríssimo surgiu entre os zagueiros para escorar nas mãos do camisa 21 Palmeirense.

Mesmo sem alterações, o Verdão conseguiu responder rapidamente: aos 4 minutos Zé Rafael arriscou de fora da área e Alisson desviou, mandando para escanteio. Na cobrança de Lucas Lima, Zé fez a casquinha e Lucas Braga chegou antes de Willian. Ao tentar impedir o desvio de Zé Rafael, porém, Lucas Veríssimo deu um soco na bola, lance que o VAR enxergou e indicou para o árbitro, que assinalou o pênalti. Raphael Veiga cobrou e decretou o empate: 1 a 1.

O clássico era aberto. Aos 13 minutos Lucas Lima perdeu a bola na intermediária e cometeu falta boba. Soteldo cobrou e Lucas Veríssimo, livre de marcação, escorou à direita de Weverton. Aos 17, em outro escanteio, o Palmeiras repetiu a jogada do lance do pênalti e chegou á virada: Lucas Lima levantou na área, Zé resvalou e Willian, por trás dos zagueiros, conferiu: 2 a 1.

Atrás no marcador, o Santos não se abalou. Aos 20 minutos Marinho chutou forte, para fora. Aos 21 a primeira mudança no Palmeiras: Willian deu lugar a Gabriel Silva. Aos 25 minutos o sistema defensivo alviverde vacilou e o time da casa empatou: Soteldo fez a jogada que terminou com Marinho recuprando a bola dentro da área, passando com facilidade por Alan Empereur, e soltando a bomba sem chance para Weverton: 2 a 2.

Paa tentar deixar o ataque mais veloz, aos 29 minutos o auxiliar Vitor Castanheira trocou Lucas Lima por Breno Lopes. Aos 38 Raphael Veiga fintou seu marcador e bateu forte, nas mãos de John. Aos 41 minutos Alan Empereur sentiu uma lesão e foi substituído por Kuscevic, que enfim fez sua estreia pelo clube.

Dentro dos 9 minutos de acréscimo Zé Rafael dividiu com Felipe Jonatan perto da área e o VAR entendeu que era lance para expulsão. O árbitro concordou e deixou o Palmeiras com 1 a menos.

Quando todos esperavam por uma pressão final do Santos, o Verdão que quase fez o gol da vitória, aos 52 minutos; Gabriel Veron ganhou de dois defensores, invadiu a área mas colocou muita força no passe para Gabriel Silva.

Com o empate o time do técnico Abel Ferreira vai a 38 pontos e sobe momentaneamente para a 4ª colocação (Internacional, Fluminense e Grêmio podem passar).

O Verdão volta a campo às 21h30 de terça-feira (8/12) para encarar o Libertad, no Paraguai, pelo primeiro jogo das quartas de final da Libertadores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.