Godoy Cruz abre 2 a 0, mas Verdão reage e busca o empate na Argentina
Felipe Melo e Borja fizeram os gols do Palmeiras no primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores; volta é em uma semana.
Com Raphael Veiga, Willian e Borja de novidades, o Palmeiras iniciou o jogo sendo surpreendido pelo Godoy Cruz, que buscou o gol desde o apito inicial do juiz. Aos 2 minutos Gutiérrez recebeu livre na área mas por sorte finalizou muito mal. Aos 5 Andrada aproveitou vacilo na marcação de Veiga e cruzou; Marcos Rocha não conseguiu cortar e Brunetta ajeitou para Santigo García concluir de cabeça: 1 a 0.
A frente no placar, o time da casa imediatamente mudou de postura e recuou, chamando o Verdão para seu campo de defesa. Aos 10 minutos Bruno Henrique cruzou para Borja ganhar da marcação pelo alto e exigir boa defesa de Mehring; na sobra Dudu devolveu para o colombiano, que chutou torto, para fora. Aos 15 Brunetta arriscou da entrada da área, nas mãos de Weverton.
Aos 19 minutos Willian fez boa jogada individual pelo lado direito do ataque e a bola sobrou para Raphael Veiga, livre dentro da área, bater de direita, por cima do travessão. Ele poderia ter ajeitado para o pé bom. Aos 25 Borja tentou resolver sozinho de longe, e naturalmente isolou.
A tática do Godoy Cruz de se retrair para explorar os contra-ataques deu certo aos 28 minutos: Brunetta arrancou em velocidade, dividiu com Luan na entrada da área e rolou para Santiago García, livre, bater forte na saída de Weverton: 2 a 0. Sendo surpreendido por um adversário modesto, o Verdão não jogou a toalha e conseguiu diminuir o prejuízo pouco tempo depois: aos 34 minutos Marcos Rocha cruzou, o goleiro saiu mal do gol e Felipe Melo conferiu: 2 a 1.
Ao invés de aproveitar o gol para se tranquilizar em campo, o time de Felipão seguiu afobado. Aos 37 minutos, num lance bobo – um bicão da defesa, Gómez primeiro não deu combate e depois puxou a camisa de Santiago García na linha da grande área; o assistente viu o pênalti e dedurou para o árbitro. García foi para a cobrança mas Weverton defendeu com o pé.
Se o gol de Felipe Melo não fez o Palmeiras se arrumar, a defesa de Weverton também não. Nos minutos restantes do primeiro tempo o Godoy Cruz esteve mais próximo do gol. Aos 41 minutos Merentiel cobrou falta e viu a bola passar relativamente perto da trave direita. Aos 46 Marcos Rocha recuou mal para Weverton, que afastou o perigo como pôde.
Na etapa final o Verdão voltou melhor organizado e com os ânimos controlados, lembrando o time de antes da Copa América. Aos 9 minutos Borja deu ótimo passe para Willian chutar de canhota, à esquerda do goleiro. Aos 11 Dudu cobrou escanteio na cabeça de Felipe Melo, que parou em boa defesa de Mehring.
O gol de empate parecia questão de tempo, até que aos 13 minutos saiu. Luan deu uma de meia armador e enfiou para Borja girar para cima da marcação e tocar na saída do goleiro: 2 a 2. Golaço. Sem reação, o Godoy Cruz assistia ao Palmeiras jogar. Aos 18 minutos Veiga cruzou para Dudu tentar com o pé ruim, para fora. Aos 20 Diogo Barbosa cruzou para o camisa 7 concluir de cabeça, à direita do goleiro.
Acuada, a equipe da casa foi finalizar pela primeira vez no segundo tempo apenas aos 25 minutos com Varela após cobrança de escanteio; o zagueiro foi no terceiro andar e escorou por cima do travessão. Aos 30 García enfiou para Brunetta chutar forte e parar em Weverton.
Logo após a segunda chance da equipe argentina, Felipão promoveu a primeira alteração: Willian deu lugar a Hyoran. Sete minutos mais tarde, aos 37, o treinador trocou de centroavante: Borja por Deyverson.
Talvez satisfeito com o empate após estar perdendo por 2 a 0, o Verdão diminuiu o ritmo nos minutos finais, mesmo assim foi dono da última chance clara de gol: aos 42 Bruno Henrique cobrou falta com perigo, mas Mehring estava atento e evitou a virada, que ainda não aconteceu sob o comando de Felipão.
Com o empate na Argentina o Palmeiras pode empatar por 0 a 0 ou 1 a 1 na partida de volta para avançar às quartas de final da Libertadores. O confronto decisivo acontecerá na próxima terça-feira (30/07), em casa.
Após 4 jogos seguidos como visitante, no sábado (27/07, às 17h) o Verdão volta a atuar no Allianz Parque diante o Vasco, pela 12ª rodada do Brasileirão. |