Close

Corinthians 1 x 0 Palmeiras – 13/05/2018

28217985648_88866809e2_o
Crédito: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

No primeiro confronto após o assalto da final do Paulistão, o Verdão começou a partida bem e dominando todas as ações.

Numa jogada de ataque a finalização parou na trave do goleiro Cássio. O rival pegou o rebote e armou um contra-ataque que resultou no gol aos 37′ da etapa inicial.

No retorno para o segundo tempo o Palestra voltou completamente perdido. Teve uma chance com uma bola na trave mas, por outro lado, Jaílson operou pelo menos 3 milagres.

Jogo ruim do elenco e que quebra a boa sequência Alviverde fora de casa.

Jogo válido pela 5ª rodada do Brasileirão 2018.

FICHA TÉCNICA

Local: Arena Corinthians, São Paulo (SP)
Data-Hora: 13/5/2018 – 16h
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS)
Público/renda: 34.967 pagantes/R$ 2.006.830,27
Cartões amarelos: Mantuan e Maycon (COR), Dudu, Borja e Edu Dracena (PAL)
Cartões vermelhos: –
Gols: Rodriguinho (37’/1ºT) (1-0)

CORINTHIANS: Cássio; Mantuan, Balbuena, Henrique e Sidcley; Gabriel e Maycon; Romero (Júnior Dutra, aos 47’/2ºT), Jadson (Roger, aos 38’/2ºT), Rodriguinho e Pedrinho (Mateus Vital, aos 41’/2ºT). TÉCNICO: Fábio Carille.

PALMEIRAS: Jailson; Marcos Rocha, Antonio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Thiago Santos (Tchê Tchê, aos 24’/2ºT), Bruno Henrique e Lucas Lima (Guerra, aos 17’/2ºT); Keno, Dudu e Borja (Willian, aos 28’/2ºT). TÉCNICO: Roger Machado.

Lancenet!, Globo Esporte, Terra Esportes, Estadao, Folha Online.

Palmeiras e Corinthians se enfrentam pela 368º vez; Verdão tem 3 vitórias a mais

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação
10/05/2018 – 09h30

O encontro entre Palmeiras e Corinthians pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, no próximo domingo (13), às 16h (de Brasília), na Arena Corinthians, será o Derby de número 368 da história. Ao todo, o Alviverde possui 130 vitórias nos 367 clássicos já disputados até aqui, contra 127 dos corintianos – portanto, três triunfos a mais do que o rival –, enquanto os outros 110 jogos terminaram empatados. O Verdão vazou o rival alvinegro por 521 vezes e sofreu 481 gols.

Nas estatísticas do histórico do confronto, o Palmeiras contabiliza os nove Derbys (4V, 3E e 2D) disputados pelo Torneio Início do Campeonato Paulista entre 1919 e 1969 – portanto, 50 anos de história em uma competição oficial, organizada pelas FPF e com a presença de seus filiados -, e também o empate em 0 a 0 válido pela Taça Henrique Mündel, competição disputada entre Palmeiras, Corinthians, Portuguesa e São Paulo a fim de arrecadar fundos para o time tricolor, que vivia grave crise financeira. Os números, portanto, oficializam todos os encontros que colocaram os clubes frente a frente em um campo de futebol, sem distinção de competição ou de tempo de jogo regulamentar.

O primeiro Derby de todos os tempos foi disputado no dia 6 maio de 1917, no Parque Antarctica, válido pelo Campeonato Paulista, e terminou com vitória palestrina por 3 a 0. Naquela ocasião, em que o grande destaque foi o ponta-direita Caetano, autor dos três tentos do triunfo, o Palestra foi a campo com Flosi; Bianco Gambini e Grimaldi; Picagli, Bertolini e Arturo Fabbi; Caetano, Ministro, Heitor, Orlando e Martinelli.

Desde então, o Palmeiras estabeleceu a maior goleada da história do clássico (8 a 0, em 1933), levou a melhor na primeira decisão de campeonato entre os rivais (2 a 1, em 1936), faturou o título do torneio de inauguração do Pacaembu (2 a 1, em 1940), ampliou o jejum de títulos do rival para 21 anos (1 a 0, em 1974), saiu da fila com direito a goleada (4 a 0, em 1993), conquistou o primeiro e único Campeonato Brasileiro decidido com um Derby (1 a 1, em 1994) e eliminou o adversário duas vezes seguidas da Libertadores (1999 e 2000), entre outros feitos.

Dia 13 de maio

O Palmeiras já enfrentou o Corinthians por três vezes em dias 13 de maio, data do próximo confronto entre as duas equipes: não perdeu nenhuma! Foram dois empates e uma vitória do time palestrino. Além disso, o retrospecto geral do Verdão atuando em dias 13 de maio – sem distinção de clube adversário – é extremamente favorável. Em 26 partidas, foram 16 vitórias, sete empates e apenas três derrotas (o Alviverde balançou as redes adversárias em 63 ocasiões e foi vazado em 30 oportunidades, portanto, sofreu menos do que a metade dos gols marcados).

 

Palmeiras é superado pelo Corinthians fora de casa no Campeonato Brasileiro

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação
13/05/2018 – 17h53

O encontro entre Palmeiras e Corinthians pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo (13), às 16h (de Brasília), na Arena Corinthians, terminou com triunfo do rival pelo placar de 1 a 0, com gol marcado por Rodriguinho, aos 37 do primeiro tempo. Até o fim de sua participação nesta rodada do Nacional, o Verdão ficou com a 5ª colocação na tabela do torneio, com oito pontos.

Este foi o Derby de número 368 da história. Ao todo, o Alviverde possui 130 vitórias, contra 128 dos corintianos – portanto, dois triunfos a mais do que o rival na contagem geral –, enquanto os outros 110 jogos terminaram empatados. O Verdão vazou o rival alvinegro por 521 vezes e sofreu 482 gols.

Apesar de passar em branco no quesito gols marcados diante do Corinthians, no clássico deste domingo (13), Borja continua sendo o artilheiro do Palmeiras na temporada, com 11 gols no ano – o colombiano já superou em 2018 o próprio número de bolas na rede anotadas em toda a temporada de 2017: 10 tentos.

Dudu e Willian são os jogadores do atual elenco palmeirense que mais estiveram em campo na temporada de 2018, com 27 partidas cada. Ao todo, o Alviverde disputou 29 partidas neste ano, entre jogos de Paulista, Libertadores e Brasileiro e Copa do Brasil.

Além de ser o atleta que acumula mais jogos na temporada (ao lado de Willian, com 27), o atacante Dudu também é o jogador com mais minutos em campo pelo Maior Campeão do Brasil na temporada: foram 2.391 ao todo (1454 pelo Paulista, 463 pelo Brasileiro, 379 pela Libertadores e 95 pela Copa do Brasil), já considerando o tempo de acréscimo concedido pela arbitragem nas partidas.

O Palmeiras volta a campo na quarta-feira (16), às 21h45 (de Brasília), pela Conmebol Libertadores. Já classificado às oitavas, o Alviverde irá enfrentar o time do Junior Barranquilla-COL pela sexta e última rodada da primeira fase da competição continental. Em seguida, no dia 19 (sábado), encara o Bahia, às 21h (de Brasília), pela 6ª rodada do Brasileirão.

O jogo

Com Felipe Melo suspenso, o único componente diferente em relação aos últimos times titulares que o Palmeiras tem iniciado suas partidas foi Thiago Santos como volante. O Verdão deu a saída de bola em jogo de torcida única, jogando como visitante na Arena Corinthians.

O embate começou com os dois times cautelosos em campo, esperando as oportunidades para criar jogadas de ataque, sem dar espaço para possíveis elementos surpresas. Aos poucos, porém, as equipes foram se abrindo e passaram a apostar no ataque.

Foram poucas as jogadas mais duras no primeiro tempo. A que mais chamou a atenção, no entanto, foi uma dividida de Guerra com o zagueiro Henrique, no ataque palmeirense – o jogador corintiano deixou o pé no peito do atacante alviverde, mas a arbitragem não viu e o rival escapou ileso de advertência ou cartão.

A partida foi bem disputada e as duas equipes criaram chances. A posse de bola foi equilibrada entre as duas equipes, bem como o número de finalizações. Por um certo momento, o Verdão chegou a sobressair na partida, mandando até uma bola na trave do Corinthians, com o volante Thiago Santos, aos 36 minutos de bola rolando.

A resposta do Corinthians foi imediata. Logo após sofrer um susto com a bola na trave de Thiago Santos, o dono da casa saiu em jogada de contra-ataque e se infiltrou na grande área palmeirense e encontrou o gol com Rodriguinho, aos 37 minutos, que empurrou para o gol com Jailson longe. (Corinthians 1×0 Palmeiras)

Após sofrer o gol na reta final do primeiro tempo, o Palmeiras não se deixou abalar e continuou jogando para frente, trabalhando o toque de bola e explorando as jogadas pelas laterais, mas não conseguiu chegar ao empate na primeira etapa.

Para o segundo tempo, o Verdão voltou do vestiário sem alterações. O time retornou com força total para os 45 minutos derradeiros, criando chance de gol logo nos primeiros movimentos do segundo tempo, com Dudu. Ao longo do certame, no entanto, o equilíbrio da partida foi predominando na partida novamente.

Aos 17 minutos, Roger Machado resolveu fazer a primeira alteração visando renovar o fôlego do meio de campo: colocou o venezuelano Guerra no lugar de Lucas Lima. Poucos minutos depois, aos 24 minutos, foi a vez de Thiago Santos sair para a entrada de Tchê Tchê.

A partir dos 25 minutos, o Corinthians passou a viver o seu melhor momento no segundo tempo, pressionando o Palmeiras em seu campo de defesa em algumas jogadas. Em um intervalo de dois minutos (dos 25 aos 27), Jailson fez duas intervenções salvadoras que impediram com que o Alvinegro ampliasse sua vantagem: defendeu uma bola de Pedrinho e, depois, de Rodriguinho.

Aos 28 minutos, foi a vez de Roger Machado mexer no ataque e fazer sua terceira e última alteração no Derby, tirando o colombiano Borja para a entrada de Willian, dono da camisa 29. Além de Dudu e Willian, que acabara de entrar no time, o Verdão apostou também na velocidade de Keno em busca do gol de empate: o camisa 11 do Verdão arrancou pela direita em algumas ocasiões, armando jogadas promissoras, mas o Maior Campeão do Brasil não foi 100% eficiente na finalização.

Os quatro minutos de acréscimo concedidos pela arbitragem não foram suficientes para que o Alviverde alcançasse o gol de empate, então o duelo terminou com triunfo corintiano por 1 a 0. Com o resultado, até o fim de sua participação nesta rodada, o Verdão ficou com a 5ª colocação na tabela do torneio nacional, com oito pontos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.