O jogo começou com o excelente público presente ao Pacaembu comemorando um golaço. Aos 56 segundos de bola rolando Wesley resolveu arriscar da intermediária e acertou um chute incrível, no ângulo direito de Magrão: 1 a 0.
O gol seria uma prévia de um primeiro tempo avassalador do Verdão? Não. Aos 5 minutos Lucas Lima resolveu copiar Wesley e só não empatou porque Fernando Prass desviou com a ponta dos dedos. A chance perdida seria apenas uma prévia do estava por vir.
Aos 8 minutos a arbitragem deu uma ajuda aos visitantes ao não expulsar Tobi, que deu uma entrada criminosa em Valdivia. Aos 16 Felipe Azevedo recebeu nas costas de Luis Felipe e finalizou; Prass resvalou, a bola bateu na trave e se ofereceu para George Lucas, que furou pateticamente.
O Palmeiras só foi reagir aos 21. Vinícius fez boa jogada pela esquerda e tocou para Valdivia; o meia quis fazer um golaço por cobertura (de canhota) e errou o alvo. A melhor opção seria tocar para Alan Kardec, que estava livre de marcação e em condição legal.
Parecia que o time do técnico Gilson Kleina acordaria, mas ficou na ameaça. Aos 25 minutos Felipe Azevedo voltou a fazer Prass trabalhar, desta vez com o pé direito. As oportunidades criadas pelo Sport eram, em sua maioria, fruto da desatenção de Luis Felipe na marcação ou de bolas paradas. Antes dos 30 minutos o Sport já tinha cobrado 10 escanteios.
Melhor em campo, a equipe pernambucana seguiu criando boas chances para empatar. Aos 33 Lucas Lima bateu de longe e Prass rebateu, mas Marcelo Cordeiro estava impedido. Aos 34, após cobrança de escanteio, Pereira subiu mais alto que toda defesa alviverde e escorou rente à trave esquerda.
Antes do primeiro tempo acabar o Palmeiras enfim conseguiu voltar a incomodar a defesa adversária. Aos 36 minutos Juninho tocou para Kardec finalizar, mas o chute do atacante foi bloqueado por um zagueiro. A última chance, porém, foi do Sport. Aos 38 Marcelo Cordeiro cruzou sob-medida para Felipe Azevedo, mas de novo Prass – o melhor Palmeirense em campo, evitou o empate.
Como não conseguiu se recuperar de uma forte pancada na cabeça, Alan Kardec não voltou para a etapa final, e Kleina optou por promover a entrada de Charles. A alteração, em tese ruim, acabou consertando a marcação do time, já que o Sport passou a ter menos espaços para criar.
Melhor distribuído em campo, o Verdão melhorou. Aos 4 minutos Pereira errou a sair jogando, Vinícius tocou para Valdivia e o meia finalizou por cima. Aos 8, porém, a bola entrou. Vinícius tocou para Wesley, o volante avançou e finalizou da entrada da área: 2 a 0.
O gol, ao contrário do primeiro, inflamou o Palmeiras. Aos 11 Ananias fez boa jogada pela esquerda e cruzou; Valdivia deixou passar para Vinícius, que soltou o pé, mas Magrão estava atento. O Sport respondeu no lance seguinte com Chumacero; o atacante pegou a sobra de dentro da área e isolou.
O jogo ficou aberto. Aos 17 Vinícius tentou colocado, nas mãos do goleiro. Aos 19 Lucas Lima passou por Charles, Márcio Araújo e Vilson, surgiu na cara de Prass mas bateu por cima. Aos 20, Tobi, que fazia hora extra desde os 8 minutos do primeiro tempo, enfim foi expulso após cometer falta dura em Valdivia; como já tinha um amarelo, foi para o chuveiro mais cedo.
Com um homem a mais, o Palmeiras passou a tocar a bola com mais tranquilidade. Apenas aos 24 o time voltou a se lançar ao ataque com Valdivia, mas o chute do meia saiu à direita de Magrão. Aos 28, talvez cedo demais, Kleina trocou Valdivia por Felipe Menezes, e o Verdão perdeu o pouco de criação que tinha.
Animado, o Sport cresceu e conseguiu descontar. Aos 35 minutos Marcos Aurélio cobrou falta na cabeça de Rithely: 2 a 1. O gol dos visitantes fez o Palmeiras acordar. Aos 38 Luis Felipe cruzou para Ananias, mas o atacante errou na finalização. Aos 40 Kleina trocou Wesley por Eguren. O recado estava dado: era pra segurar o resultado.
Mesmo em superioridade numérica em campo, o Verdão recuou demais e viu o Sport sondar sua área até o apito final. Sorte que a retranca funcionou. Com o resultado o Palmeiras vai a 55 pontos e agora tem 17 de vantagem para o quinto colocado.
Na próxima rodada, marcada apenas para sábado que vem (dia 28), o Verdão enfrenta o América-RN, outra vez no Pacaembu, e de novo às 16h20.