Mesmo empurrado por mais de 30 mil torcedores, o Palmeiras iniciou a partida disperso, se dedicando pouco a sair da forte marcação imposta pelo Paraná. Aos 6 minutos uma chance isolada: Alan Kardec bateu cruzado, à direita.
Os visitantes pareciam à vontade. Aos 8 minutos Rubinho cobrou falta de longe e exigiu de Fernando Prass uma boa defesa. Na segunda descida ao ataque, aos 17, o Paraná abriu o placar. Luis Felipe cometeu falta desnecessária em Lucio Flávio; o veterano meia cobrou e Charles, de cabeça, mandou contra a própria meta: 1 a 0.
Atrás no marcador, o time do técnico Gilson Kleina só foi reagir aos 23 minutos numa cabeçada de Henrique que passou longe do travessão. Apenas nos minutos finais do primeiro tempo o Verdão resolveu correr em busca do empate. Aos 41 Leandro arrematou de primeira mas Luis Carlos foi buscar. Aos 43 Valdivia arriscou da entrada da área, de canhota, por cima. E foi só, muito pouco para o líder do campeonato.
Na etapa final o Palmeiras voltou com Mendieta no lugar de Charles, e não demorou para o time melhorar. Logo no primeiro minuto Leandro recebeu do paraguaio, fintou seu marcador e bateu, mas a bola explodiu em Brinner e saiu em escanteio. Aos 12 Valdivia arriscou da entrada da área, nas mãos de Luis Carlos.
Jogando com mais vontade, o gol de empate do Verdão não demorou a sair. Aos 14 minutos Valdivia enfiou para Luis Felipe, que recebeu e puxou para o pé esquerdo para bater forte; o goleiro deu rebote e Juninho apenas conferiu: 1 a 1. A virada poderia ter saído pouco depois, aos 21 com Leandro, mas a finalização do atacante após ótimo passe de Wesley parou em Luis Carlos.
Aos 25 minutos Mendieta voltou a aparecer bem tocando para Alan Kardec finalizar e parar numa defesa em dois tempos do goleiro. No lance seguinte, porém, Luis Carlos enfim foi buscar a bola no fundo da rede. Mendieta arriscou, o goleiro deu rebote, Wesley dominou, limpou um zagueiro e marcou um belo gol de canhota: 2 a 1.
A frente no placar, o Palmeiras foi forçado a diminuir o ritmo aos 31 minutos graças à uma troca promovida por Kleina; Eguren entrou no lugar de Valdivia e o time naturalmente passou a se preocupar mais em não sofrer o empate, que quase saiu aos 37 minutos numa cobrança de falta executada por Fernando Gabriel que passou perto do travessão de Prass.
Nos minutos finais o Paraná se lançou de vez ao ataque e deixou alguns espaços para contra-ataques alviverdes. Aos 40 Wesley fez boa jogada pela esquerda e bateu rasteiro, para fora. Os visitantes responderam aos 43 com Anderson, mas Prass apareceu bem e evitou que os mais de 31 mil torcedores deixassem o Pacaembu frustrados.
Assim foi mais uma suada vitória do time de Kleina na Série-B. O Palmeiras vi a 34 pontos e segue na liderança isolada da competição, agora com 11 pontos de vantagem para o quinto colocado.
O Verdão volta a campo na terça-feira (13/08, às 21h50) para enfrentar o Joinville, fora de casa. Valdivia, convocado para a seleção chilena, e Alan Kardec, suspenso, serão os desfalques.