No primeiro desafio após a conquista do TRI da América, o Palestra foi a Cuiabá enfrentar a equipe local com um time repleto de meninos da base.
Os garotos não jogaram como adultos e, mesmo com o desespero do rival para fugir da zona do rebaixamento, não vacilaram e garantiram 3 pontos importantes.
Com a vitória, o Palmeiras vai a 62 pontos e garante matematicamente a terceira colocação do Brasileirão.
Jogo válido pela 36ª rodada do Brasileirão 2021.
FICHA TÉCNICA
Local: Arena Pantanal, Cuiabá (MT)
Data: 30/11/2021, terça-feira
Horário: 22h00 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Sidmar dos Santos Meurer (PR)
Público: 26.612 presentes
Renda: R$ 1.499.435,55
Cartões amarelos: Rafael Gava, Uendel, Pepê, Alan Empereur (CUI); Gabriel Veron e Gabriel Menino (PAL)
Cartões vermelhos: João Martins e Gabriel Veron (PAL)
Gols: Cuiabá: Alan Empereur, aos 36 minutos do primeiro tempo;
Palmeiras: Gabriel Silva, aos 3, e Giovani, aos 29 minutos do primeiro tempo, e Gabriel Veron, aos 45 minutos do segundo tempo
Cuiabá: Walter; João Lucas, Paulão, Empereur e Uendel (Lucas Hernández); Camilo, Pepê (Jonathan Cafu) e Rafael Gava (Cabrera); Clayson, Max (Felipe Marques) e Jenison (Elton)
Técnico: Jorginho
Palmeiras: Vinicius Silvestre; Kuscevic, Renan e Michel; Gustavo Garcia (Lucas Freitas), Matheus Fernandes (Pedro Bicalho), Gabriel Menino (Fabinho), Giovani (Kevin) e Victor Luis (Vanderlan); Gabriel Veron e Gabriel Silva
Técnico: João Martins
Por Eduardo Luiz
30/11/2021, 23h56
Gols da vitória por 3 a 1 foram anotados por Gabriel Silva, Giovani e Gabriel Veron. Verdão vai a 62 pontos e garante matematicamente a terceira colocação do Brasileirão.
Primeiro tempo
Repleto de reservas e de garotos da base, o Palmeiras iniciou o jogo comemorando, mas não o Tri da Libertadores, e sim um gol relâmpago. Aos 3 minutos Michel lançou, Paulão vacilou na frente de Gabriel Silva, que ficou com a bola, passou pelo goleiro e tocou para o fundo da rede: 1 a 0. Aos 7, Giovani recebeu de Garcia e cruzou para a área; Valter cortou parcialmente e na sequência afastou o perigo.
Precisando da vitória para escapar de vez do rebaixamento, o Cuiabá só foi reagir aos 14 minutos: Uendel cobrou escanteio e Jenilson escorou para fora. Aos 19, o centroavante tentou outra vez, desta vez por baixo, mas o chute saiu fraco, fácil para Vinicius. Aos 25 minutos o Verdão puxou um rápido contra-ataque que terminou com Giovani batendo colocado, para fora.
Bem no jogo, Giovani criou outra boa situação aos 28 minutos: ele foi à linha de fundo e cruzou para dentro da área, onde Gabriel Silva chegou finalizando, sem direção. No minuto seguinte Giovani resolveu sozinho: ele avançou, fintou Alan Empereur e chutou no canto direito de Valter. Golaço: 2 a 0.
Com uma vantagem confortável no placar, o expressinho do Palmeiras deu uma desligada. Aos 36 minutos Clayson sobrou escanteio, Vinicius saiu mal do gol, Jenilson escorou no travessão e na sobra Empereur conferiu: 2 a 1. Na saída de bola quase aconteceu o empate. Victor Luis errou o passe, Clayson ficou com a bola na entrada da área e arriscou, nas mãos de Vinicius.
Antes do primeiro tempo terminar deu tempo para a arbitragem prejudicar duplamente o Verdão; primeiro não marcou um pênalti claro de João Lucas em Gabriel Silva, aos 41 minutos. Depois, aos 45, num lance de impedimento de Jenilson em que o atacante ainda ganhou escanteio no grito. Por sorte a marcação equivocada não resultou em nada.
Segundo tempo
Lesionado, Victor Luis não voltou para o segundo tempo. Vanderlan entrou em seu lugar. Em busca do empate, o Cuiabá foi dono das primeiras oportunidades. Aos 8 minutos Lucas Hernández cruzou, a bola desviou em Garcia e fez Vinicius praticar boa defesa. Após cobrança de escanteio, Alan Empereur ficou com a sobra e chutou, parando no ex-companheiro.
A resposta do Palmeiras não demorou. Aos 10 minutos Gabriel Silva cobrou escanteio, Renan desviou no primeiro pau e viu Valter evitar o gol com uma defesa de reflexo. O jogo era movimentado. Aos 12 o time da casa teve boa chance em bola parada, novamente com Empereur, que escorou para fora.
Aos 16 minutos Rafael Gava chutou cruzado, à direita de Vinicius Silvestre. Aos 21, depois de rebote de Valter, Matheus Fernandes tentou de primeira, mas isolou. Quatro minutos depois Clayson invadiu a área mas Vinicius fechou rapidamente o ângulo e fez grande defesa. Aos 27, João Martins promoveu a segunda alteração: Giovani deu lugar a Kevin.
Com dificuldade para empatar, aos 32 minutos o Cuiabá apelou: Helton simulou um pênalti de Vinicius e todo time, reservas e comissão técnica pressionaram o árbitro pela marcação. Não adiantou. Aos 35, mais duas mexidas no Palmeiras: Matheus Fernandes e Gabriel Menino deram lugar a Fabinho e Pedro Bicalho, respectivamente. Um minuto depois de entrar, Fabinho quase fez o terceiro: ele recebeu de Veron mas teve o chute travado por Empereur.
Empurrado pela torcida, o Cuiabá armou uma pressão nos minutos finais. Aos 43, Paulão recebeu cruzamento na área e livre de marcação escorou no contrapé de Vinicius, que foi buscar, praticando uma defesa espetacular. E como quem não faz toma… Aos 45 minutos Veron aproveitou passe errado de Paulão e da entrada da área soltou a bomba no ângulo esquerdo de Valter. Outro golaço: 3 a 1. Na comemoração, o camisa 27 tirou a camisa e recebeu o segundo cartão amarelo.
Apesar dos exagerados 8 minutos de acréscimo, o Cuiabá não teve mais forças para tentar uma reação. Com a vitória, o Palmeiras vai a 62 pontos e garante matematicamente a terceira colocação do Brasileirão.
Agora o Verdão terá 2 dias de folga geral, já que o próximo jogo será apenas na segunda-feira (6/12) contra o Athletico-PR, às 19h, em Curitiba.