Após garantir a classificação antecipada às oitavas da Libertadores, o Palmeiras foi a Bragança Paulista jogar as quartas do estadual de olho na semifinal.
Depois de um primeiro tempo equilibrado e sem muitas chances claras, o Palestra voltou para a etapa complementar decidido a conquistar a classificação.
Com muito domínio de jogo, o Verdão criava boas chances até chegar ao gol numa jogada fatal iniciada no meio de campo por Luiz Adriano lançando para Scarpa, que finalizou por baixo do goleiro, mas com um pequenos desvio foi na trave e Roni, de forma elástica, mandou para a rede.
Com a vitória, o Verdão assegura vaga na semifinal do Campeonato Paulista.
Jogo único válido pelas quartas de final do Paulistão 2021.
FICHA TÉCNICA
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, Bragança Paulista (SP)
Data: 14/05/2021, sexta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Danilo Ricardo Simon e Anderson José de Moraes
Público: (portões fechados)
Renda: –
Cartões amarelos: Ligger e Lucas Evangelista (RBB); Abel Ferreira e Viña (PAL)
Gol: Rony, aos 32 minutos do segundo tempo
Red Bull Bragantino: Cleiton; Fabrício Bruno, Ligger e Léo Ortiz; Aderlan, Lucas Evangelista (Helinho), Ramires (Ryller), Claudinho e Edimar (Luan Cândido); Artur e Ytalo (Gabriel Novaes)
Técnico: Maurício Barbieri
Palmeiras: Weverton; Mayke, Gustavo Gomez e Matias Viña (Victor Luis); Lucas Lima (Marcos Rocha e depois Luan), Danilo Barbosa, Danilo, Gustavo Scarpa e Matias Viña; Wesley (Rony) e Willian (Luiz Adriano)
Técnico: Abel Ferreira
Lance!, Globo Esporte, Terra Esportes.
Por Eduardo Luiz
14/05/2021, 21h25
Gol da classificação foi anotado por Rony, no segundo tempo. Adversário da próxima fase deve ser o Corinthians.
Primeiro tempo
Com um time misto, o Palmeiras iniciou o jogo tomando um susto: logo aos 26 segundos Viña tentou afastar um lançamento com um bicão e acertou Artur; a bola ganhou efeito e quase encobriu Weverton. Aos 5 minutos uma jogada a favor: Scarpa enfiou para Viña cruzar para Lucas Lima chutar de primeira, por cima do travessão.
Depois do começo agitado, logo a partida ficou amarrada, com as duas equipes se respeitando mais. Mesmo assim, alguns lances foram criados. Aos 16 minutos Scarpa experimentou de fora da área, sem direção. Aos 19, Scarpa cobrou escanteio curto para Willian e o atacante mandou para a área; a defesa cortou mal e a bola sobrou para Danilo bater na trave.
Nove minutos depois de levar uma bola na trave, o Red Bull Bragantino devolveu na mesma moeda: Artur cobrou escanteio para Claudinho acertar um lindo chute de primeira, no travessão. No rebote, Edimar, impedido, escorou para fora. Aos 35, o goleiro cedeu lateral, Danilo Barbosa cobrou rapidamente para Willian, e o camisa 29 rolou para Danilo chutar rasteiro e parar no goleiro, que se redimiu do vacilo no começo da jogada.
Ligeiramente melhor, o Palmeiras teve outra boa chance aos 38 minutos: Viña cruzou na cabeça de Wesley, que concluiu à direita de Cleiton. Antes do primeiro tempo terminar ainda deu tempo do time da casa finalizar mais uma vez, de bola parada: Raphael Claus inverteu falta de Viña em Ytalo na entrada da área, e Claudinho cobrou à esquerda de Weverton.
Segundo tempo
Sem alterações, o Verdão voltou mais encorpado pro segundo tempo, levando perigo ao Red Bull Bragantino desde o primeiro minuto: após cobrança de falta em jogada ensaiada, Willian mandou para a área e Gómez ajeitou para Wesley chutar fraco; Léo Ortiz salvou sobre a linha. Aos 8, Wesley abriu para Lucas Lima, o meia cruzou, a zaga afastou parcialmente e Danilo Barbosa chegou chutando, por cima.
Aos 15 minutos Lucas Evangelista deu a bola nos pés de Wesley, o atacante avançou e da entrada da área finalizou mal, para fora. Aos 19, Danilo também tentou a sorte de média distância e a exemplo do companheiro errou o alvo por muito. Logo depois o técnico Abel Ferreira promoveu duas alterações: Rony e Luiz Adriano substituíram Wesley e Willian, respectivamente.
As mexidas não mudaram o rumo do jogo, já que o Verdão seguiu melhor, mas pecando na conclusão. Aos 26 minutos, após bola recuperada no meio-campo, Luiz Adriano enfiou para Rony, que adiantou demais e mesmo assim conseguiu finalizar antes da chegada do zagueiro, mas o chute saiu fraco, nas mãos do goleiro.
A primeira finalização do Red Bull Bragantino surgiu apenas aos 31 minutos com Aderlan, após cruzamento que a defesa alviverde não conseguiu cortar; o lateral dominou e chutou colocado, à direita de Weverton. Para não deixar o adversário crescer, o Palmeiras respondeu imediatamente e de maneira fatal: Luiz Adriano deu belo passe para Scarpa, o meia ganhou do zagueiro e chutou na saída do goleiro, que amorteceu, fazendo a bola bater na trave; no rebote, porém, Rony conferiu de cabeça: 1 a 0.
Pouco depois do gol, Abel promoveu mais duas alterações: Lucas Lima por Marcos Rocha, e Viña por Victor Luis. Aos 41 minutos Scarpa ajeitou para Victor Luis soltar a bomba, por cima. Aos 45, Marcos Rocha sentiu uma lesão muscular e precisou deixar o jogo 10 minutos depois de entrar. Luan substituiu o camisa 2.
Nos 4 minutos de acréscimo o Red Bull Bragantino manteve a posse de bola e arriscou alguns cruzamentos para a área, todos neutralizados pelo sistema defensivo alviverde. No último lance, Claudinho cobrou escanteio e o goleiro escorou para fora. Com a vitória, o Verdão assegura vaga na semifinal do Campeonato Paulista.
O jogo único da semifinal está marcado para domingo; os possíveis adversários são Corinthians ou Mirassol.