O jogo começou com o Palmeiras tentando encurralar o América-RN, mas foi o adversário quem criou a primeira oportunidade de gol aos 6 minutos com Anderson, num chute que saiu por cima do travessão de Fernando Prass.
O Verdão respondeu aos 8 com Alan Kardec, mas a finalização do camisa 14 foi interceptada por Kleber. Aos 12 minutos Luis Felipe arriscou de primeira e fez o goleiro defender em dois tempos. O América só voltou a incomodar aos 18, quando Adriano Pardal ganhou de Henrique na corrida mas cruzou forte demais.
Aos 19 Juninho cruzou sob-medida para Alan Kardec, que acertou a trave. No minuto seguinte Luis Felipe cruzou, Kleber tirou e por pouco não fez gol contra. Na sequência da jogada Charles arriscou da entrada da área, para fora.
Quando a pressão do Palmeiras parecia próxima de dar resultado, aos 25 Luis Felipe se lesionou e teve de ser substituído por Wendel. Sem o lateral, que fazia uma boa partida, as chances de gol diminuíram.
O time do técnico Gilson Kleina só voltou a levar perigo nos 10 minutos finais. Aos 35 Valdivia recebeu de Wendel e rolou para Leandro perder ótima chance ao chutar por cima. Aos 42 Juninho cruzou para Alan Kardec ir no terceiro andar e exigir de Andrei uma bela defesa. Pouco depois o árbitro encerrou a etapa inicial.
Sem mudanças para o segundo tempo, o Verdão tentou mostrar outra atitude, mas o empenho extra durou apenas 5 minutos. Aos 3 Leandro arriscou da entrada da área, por cima. Aos 5 Valdivia tocou para Leandro finalizar rasteiro, nas mãos do goleiro.
Após as duas chances o Palmeiras voltou a apresentar lentidão e falta de criatividade para fugir da forte marcação imposta pelo América-RN, que aos poucos também passou a gostar do jogo. Aos 9 Vinícius cobrou falta e fez Prass trabalhar, dando um soco na bola.
Aos 13 minutos Chiquinho soltou a bomba de longe e viu a bola sair perto do ângulo esquerdo de Prass. Percebendo a apatia do seu time, Kleina trocou Leandro por Serginho, mas nada aconteceu. Quinze minutos depois foi a vez de Vinícius dar lugar a Caio.
Logo depois da alteração o gol quase saiu, mas para o América. Mazinho deixou Adriano Pardal na cara de Prass, que praticou milagre com os pés. O Verdão respondeu aos 33 com Caio; o atacante recebeu rara assistência de Valdivia e finalizou em cima de Andrei.
Muito mal em campo, o Palmeiras não dava mostras de que conseguiria o gol da vitória. Os chutes de Serginho, aos 38, e de Charles, aos 41, passaram longe de levar perigo. Assim foi o frustrante empate no Pacaembu.
Com o resultado o Verdão vai a 56 pontos, perde chance de disparar ainda mais na liderança da Série-B e vê a distância do quinto colocado cair de 17 para 16 pontos.
Terça-feira (dia 01/10) o Palmeiras enfrenta o Oeste, em Rio Preto. O jogo está marcado para 21h50 e marcará o retorno de Wesley.