Debaixo de chuva, o jogo começou pegado na Arena Joinville, e com o Palmeiras melhor. Aos 3 minutos Wesley arriscou da entrada da área mas Ivan foi buscar. Aos 5 o gol saiu. Ananias sofreu falta, Juninho cobrou e Mendieta conferiu: 1 a 0.
Atrás no marcador, os mandantes se lançaram ao ataque, mas esbarravam na falta de qualidade técnica para criar jogadas. Restava, portanto, as bolas paradas, e o Verdão ajudou cometendo faltas bobas ao redor da área. Aos 20 minutos, na melhor chance, Marcelo Costa levantou e Rafael desviou; a bola bateu em Vilson, que afastou o perigo.
A tática do Palmeiras passou a ser explorar os contra-ataques. Aos 29 minutos enfim um surgiu com Leandro; o atacante serviu Wesley que bateu colocado, rente à trave esquerda do goleiro. A melhor opção seria devolver para Leandro, que estava livre. Aos 32 Márcio Araújo arriscou de canhota da entrada da área, para fora.
Aos 38 minutos uma baixa no Verdão: após dividida, Mendieta sofreu uma pancada na panturrilha e pediu para sair; Felipe Menezes entrou em seu lugar. O jogo estava sob controle, mas o Joinville seguia levando perigo através de faltas. Aos 41 Rafinha levantou, a bola desviou e sobrou para Lima, que furou.
Nos últimos minutos da etapa inicial cada equipe teve uma boa chance, o Palmeiras com Wesley, numa cobrança de falta que Ivan segurou, e os mandantes com Lima, de cabeça, após cruzamento de Wesllington.
No segundo tempo, por orientação de seu próprio treinador, o Joinville voltou num ritmo mais cadenciado, com a proposta de tentar envolver o Verdão, mas a tática não funcionou e a primeira chance de gol foi alviverde. Logo no primeiro minuto Ananias deu belo passe para Leandro que enrolou e não finalizou, saindo com bola e tudo.
Os mandantes só foram fazer Fernando Prass trabalhar aos 20 minutos, após cabeçada fraca de Diego que o goleiro segurou sem dificuldades. Aos 23, alegando dores na virilha, Leandro deu lugar a Caio.
Empurrado pela torcida, o Joinville esboçou uma reação a partir dos 25 minutos, mas o que de melhor conseguiu foram duas finalizações de fora da área, uma com Carlos Alberto e outra com Rafinha, ambas aos 29 minutos. A resposta do Palmeiras veio na mesma moeda com Felipe Menezes aos 32; o chute do meia parou em Ivan.
Aos 33 minutos a equipe catarinense voltou a investir numa jogada de bola parada; Ricardinho percebeu Prass um pouco adiantado e cobrou uma falta direto, mas o camisa 25 Palmeirense voltou a tempo e mandou para escanteio, que não resultou em nada.
Nos minutos finais as duas equipes sentiram o cansaço em função do gramado pesado e não conseguiram criar mais nenhuma jogada de perigo. Com a vitória o Palmeiras vai a 37 pontos, se isola ainda mais na liderança e chega a 10 rodadas de invencibilidade na Série-B.
Sábado (17/08) o Verdão recebe o Paysandu no Pacaembu. O jogo será às 16h20 e marcará o retorno de Alan Kardec.