No 4-3-3, com Ananias de titular no lugar de Eguren, o Palmeiras tinha como proposta atacar o São Caetano, mas em pouco tempo a tática se mostraria errada, pois o rival furava com extrema facilidade a frágil marcação alviverde.
Logo aos 5 minutos, após rápido contra-ataque, Giancarlo finalizou, a bola bateu em Luis Felipe e no rebote Pirão mandou para fora. Aos 7 o Verdão respondeu com Alan Kardec, mas o chute do camisa 14 parou em Fred. No minuto seguinte Mendieta sofreu falta, o juiz não marcou e no contra-ataque o São Caetano perdeu outra boa chance, de novo com Pirão.O jogo era equilibrado. Aos 15 Ananias tentou colocado e viu a bola passar perto do travessão. Pouco depois, porém, os mandantes conseguiram abrir o placar. Vilson falhou, Geovani tabelou com Giancarlo e com categoria tocou na saída de Prass: 1 a 0.
Mesmo jogando mal, o Palmeiras poderia ter empatado aos 25 minutos com Mendieta; o paraguaio recebeu de Ananias mas isolou. Aproveitando a péssima marcação do sistema defensivo alviverde, o São Caetano levava perigo em praticamente todos ataques.
Aos 26 minutos Wagner Carioca tentou de bico; Prass segurou em dois tempos. Aos 28 de novo Wagner Carioca assustou o camisa 25 Palmeirense, dessa vez em cobrança de falta. O Verdão só foi responder aos 32 minutos, também com uma bola parada, mas a falta executada por Mendieta foi espalmada por Rafael Santos.
Na última investida da etapa inicial, aos 44, Wesley recebeu na entrada da área e de canhota soltou o pé, na rede, pelo lado de fora.
No segundo tempo, sem alterações, o Verdão voltou com outra atitude e marcando muito melhor, com isso as chances de gol não demoraram a sair. Aos 40 segundos Juninho cobrou escanteio e Henrique, mesmo sozinho, escorou para fora.
Aos 3 minutos Juninho pegou rebote da entrada da área e de primeira quase marcou um golaço. Golaço que viria a sair aos 10, com Alan Kardec. O atacante dominou na intermediária, passou por 5 marcadores e tocou na saída do goleiro: 1 a 1.
O empate animou o time do técnico Gilson Kleina, que chegou à virada apenas 4 minutos depois. Mendieta cobrou escanteio, Vilson sofreu pênalti mas a bola sobrou para Henrique, que de canhota fuzliou: 2 a 1.
Finalmente com o jogo controlado e a frente no placar, o Palmeiras passou a tocar a bola com mais tranquilidade, enquanto que o São Caetano não mostrava qualquer poder de reação. Aos 20 minutos Luis Felipe fez bela jogada pela direita e cruzou para Ananias, que faria o terceiro se Rafael Santos não chegasse antes.
Para não correr riscos, aos 27 Kleina trocou Ananias por Marcelo Oliveira. Os três volantes não fizeram o time recuar, e algumas oportunidades continuaram aparecendo. Aos 34 minutos a zaga do São Caetano falhou na frente de Vilson, que isolou. Aos 41 Wesley bateu cruzado da entrada da área, para fora.
Nos minutos finais Kleina promoveu mais uma mudança para ganhar tempo (Leandro por André Luiz) e o time tocou a bola à espera do apito final do juiz. Com a vitória o Palmeiras vai a 31 pontos e se garante por mais uma rodada na liderança isolada da Série-B.
O Verdão volta a campo às 16h20 de sábado (10/08), no Pacaembu, para enfrentar o Paraná. Charles e Valdivia serão os reforços.