Novamente pelo campeonato estadual, o Palestra recebeu a equipe do ABC Paulista com o objetivo de se preparar para a final da Recopa, no meio de semana, e manter a liderança geral da competição.
Em campo, o Verdão dominou completamente o adversário, porém o placar acabou ficando na contagem mínima.
Com o resultado, o Palmeiras chega a 16 pontos em 6 rodadas, mantém a liderança isolada do Grupo C e segue como único invicto e dono da melhor campanha geral do Campeonato Paulista.
FICHA TÉCNICA
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Data: 19/02/2022, sábado
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Thiago Lourenço de Mattos
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Alex Alexandrino
Público: 20.723 pagantes
Renda: R$ 985.194,21
Cartões amarelos: Atuesta e Abel Ferreira (PAL); Thiago Carpini, Serginho, Nescau e Jeferson (STO)
Gol: Raphael Veiga, aos 32 minutos do primeiro tempo
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Jailson, Danilo (Rafael Navarro) e Atuesta; Raphael Veiga (Breno Lopes), Dudu (Patrick de Paula) e Rony (Wesley)
Técnico: Abel Ferreira
Santo André: Jefferson Paulino; Jeferson, Luiz Gustavo, Carlão e Thallyson; Serginho (Sabino), Dudu Vieira, Jatobá (Thiaguinho) e Giovanny (Gustavo Nescau) Bariani; Todinho (Rochinha) e Lucas Tocantins (Bruno Xavier)
Técnico: Thiago Carpini
Por Eduardo Luiz
19/02/2022, 18h02
Palmeiras desperdiçou muitas oportunidades mas conseguiu superar o Santo André no Allianz Parque por 1 a 0. Equipe chega a 16 pontos e mantém melhor campanha geral do estadual.
Primeiro tempo
Sem Luan, Zé Rafael e Scarpa, lesionados, o Palmeiras iniciou o jogo vendo o Santo André tomar a iniciativa. Aos 8 minutos Dudu Vieira tocou para Giovani chutar de primeira e parar em milagre de Weverton. A resposta do Verdão veio no lance seguinte: aos 9, Rony passou por seu marcador e chutou colocado, à esquerda do goleiro.
A partida era aberta. Aos 13 minutos Dudu Vieira arriscou da entrada da área e Weverton mandou para escanteio. Aos 17, outra tentativa de Rony, desta vez a bola desviou no zagueiro e saiu pela linha de fundo. Depois dos 20 minutos o Verdão assumiu por completo o controle do jogo. Aos 22, Danilo recebeu de Dudu e mandou por cima. Aos 24, Raphael Veiga passou para Dudu e o camisa 7 bateu de canhota, fraco, para fora.
Aos 27 minutos Veiga tentou cruzar dentro da área e a bola bateu na mão de Carlão; a jogada prosseguiu e Piquerez soltou a bomba, parando em ótima defesa de Jefferson. Com o jogo parado, o árbitro reviu o lance por orientação do VAR e após 4 minutos marcou o pênalti. Raphael Veiga cobrou com a categoria de sempre: 1 a 0.
Logo depois de abrir o placar o Palmeiras quase fez o segundo: Atuesta deu bom passe para Raphael Veiga concluir de direita, colocado, rente ao travessão. Aos 39, o camisa 23 teve outra oportunidade da entrada da área, desta vez com o pé bom; ele mandou à direita do goleiro.
Antes do primeiro tempo terminar cada time perdeu uma boa chance, o Verdão aos 46 minutos com Dudu após passe de Atuesta – a finalização do camisa 7 saiu muito alta, e o Santo André aos 47 com Dudu Vieira, depois da bola sobrar dentro da área – Weverton defendeu o chute rasteiro do atacante adversário.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou para o segundo tempo procurando ampliar a vantagem. Logo aos 40 segundos Rony levantou para Atuesta, que não alcançou. Aos 2 minutos um lance parecido, mas do lado oposto: Dudu cruzou para o meia colombiano, que chegou um instante atrasado. Aos 5, Raphael Veiga cobrou falta, Danilo resvalou no primeiro pau mas ninguém de verde aproveitou no segundo.
Depois de um breve período sem emoção, o Verdão voltou a acelerar o ritmo: aos 18 minutos Piquerez cruzou, Carlão cortou e mandou nas costas de Jailson; a bola quase entrou. Na cobrança do tiro de meta o Santo André vacilou, Veiga deixou Jailson em ótima condição para marcar mas o volante perdeu. Inacreditável.
Aos 20 minutos Atuesta cobrou escanteio, Murilo foi no terceiro andar e escorou para o chão, como manda o manual, mas Jefferson fez milagre. Como o segundo gol teimava em não sair, o time de Abel Ferreira diminuiu o ritmo e aos 28 minutos o técnico começou a rodar o elenco. Aos 28, ele trocou Rony por Wesley. Cinco minutos depois Danilo deu lugar a Rafael Navarro.
Mesmo com uma formação em tese mais ofensiva a partir da entrada do Navarro, o Palmeiras passou a encontrar mais dificuldades para atacar e de quebra cedeu alguns espaços para o Santo André. Aos 39 minutos Thiaguinho cruzou para Bruno Xavier chutar de primeira; Weverton defendeu em dois tempos. Aos 40, Nescau recebeu de Dudu Vieira e foi travado por Jailson. Aos 42, Thallyson cobrou falta nas mãos do camisa 21 Palmeirense.
Aos 43 minutos Abel mexeu mais duas vezes: Patrick de Paula e Breno Lopes entraram nos lugares de Raphael Veiga e Dudu, respectivamente. Com as trocas, o Verdão se rearrumou em campo e conseguiu garantir a vitória mesmo com os quase 7 minutos de acréscimo que o árbitro inventou.
Com o resultado, o Palmeiras chega a 16 pontos em 6 rodadas, mantém a liderança isolada do Grupo C e segue como único invicto e dono da melhor campanha geral do Campeonato Paulista.
Quarta-feira (23/2), às 21h30, o Verdão visita o Athletico-PR pelo jogo de ida da Recopa Sul-Americana.