Vindo de 4 rodadas sem derrota no Brasileirão, sendo 1 empate (Bahia) e 3 vitórias seguidas (Internacional, Ceará e Sport), o Palmeiras visitou o Grêmio com a missão de vencer para seguir na vice-liderança.
O Palestra foi surpreendido e saiu atrás logo no começo do jogo, mas buscou a virada com dois gols de Raphael Veiga e um de Breno Lopes nos acréscimos.
Com a vitória em Porto Alegre – a quarta seguida, o Verdão chega a 52 pontos e mantém a vice-liderança do Brasileirão, agora 7 pontos atrás do líder Atlético-MG, que tem 1 jogo a menos.
Jogo válido pela 29ª rodada do Brasileirão 2021.
FICHA TÉCNICA
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Data: 31/10/2021, domingo
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva (DF) e José Reinaldo Nascimento (DF)
Público: 14.207
Renda: –
Cartões amarelos: Kannemann, Jean Pyerre, Thiago Santos, Alisson e Luan (GRE); Felipe Melo (PAL)
Gols: Grêmio: Diego Souza, aos 11 minutos do primeiro tempo;
Palmeiras: Raphael Veiga, aos 45, e aos 50 minutos do primeiro tempo, e Breno Lopes, aos 48 do segundo
Grêmio: Brenno; Vanderson, Pedro Geromel, Kannemann, Bruno Cortez; Thiago Santos (Lucas Silva), Villasanti (Campaz), Jean Pyerre (Jhonata Robert), Alisson (Churrín), Douglas Costa e Diego Souza (Elias Manoel)
Técnico: Vagner Mancini
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gómez, Piquerez; Felipe Melo, Zé Rafael (Danilo), Raphael Veiga (Breno Lopes), Scarpa (Wesley), Dudu (Luiz Adriano) e Rony (Danilo Barbosa)
Técnico: Abel Ferreira
GloboEsporte, UOL, Lance, GauchaZH
Por Eduardo Luiz
31/10/2021, 18h06
Palmeiras saiu atrás mas buscou a virada com dois gols do meia; Breno Lopes fechou a conta nos acréscimos: 3 a 1. Time de Abel Ferreira chega a 52 pontos.
Primeiro tempo
O jogo começou movimentado em Porto Alegre; com 1 minuto de bola rolando cada equipe já tinha finalizado uma vez, mas ambas foram sem perigo. Aos 5, Jean Pierre arriscou da entrada da área, mas Weverton estava atento e fez defesa tranquila. A resposta do Verdão veio aos 7 minutos: Scarpa – novidade entre os titulares – sofreu falta na entrada da área e cobrou na trave.
Quando o Palmeiras começava a dominar a partida, doou um gol ao Grêmio. Aos 11 minutos Marcos Rocha tentou proteger a bola para ela sair pela lateral, Douglas Costa foi mais esperto, desarmou o lateral e foi à linha de fundo, de onde cruzou para Diego Souza se antecipar a Luan: 1 a 0. O time do técnico Abel Ferreira tentou responder prontamente: aos 15 minutos a bola sobrou para Scarpa bater colocado, à direita do goleiro.
Em busca do empate, o Verdão teve outra boa chance aos 18 minutos: Scarpa tabelou com Raphael Veiga e chutou de direita, para fora. Aos 25 minutos Scarpa sofreu outra falta na entrada da área, mas desta vez quem cobrou foi Zé Rafael, que viu a bola passar perto do ângulo direito de Brenno. Aos 29, Dudu sofreu falta no ataque, o árbitro ignorou e o Grêmio quase chegou ao 2 a 0: Alisson cruzou na cabeça de Diego Souza, que fez Weverton praticar milagre.
Após um breve período onde o time da casa abusou da violência, o jogo voltou a esquentar a partir dos 40 minutos; primeiro Vanderson arriscou da entrada da área, para fora. Depois só deu Palmeiras, que rapidamente chegou à virada. Aos 41, Thiago Santos fez pênalti idiota em Marcos Rocha. O árbitro não marcou, mas o VAR indicou a infração (empurrão nas costas). A cobrança de Raphael Veiga foi apenas aos 45 minutos: 1 a 1. Na última jogada do primeiro tempo, aos 50, Scarpa deu ótimo passe para Raphael Veiga chutar cruzado, por baixo, sem chance de defesa para Brenno: 2 a 1.
Segundo tempo
Na etapa final o Verdão optou por diminuir o ritmo, deixando o Grêmio com a bola. Aos 6 minutos Jean Pierre arriscou da entrada da área, por cima. Aos 10, Zé Rafael perdeu a bola na intermediária, Douglas Costa carregou um pouco e soltou a bomba, sem direção.
A primeira investida alviverde surgiu apenas aos 20 minutos: Raphael Veiga cruzou para Rony, mas Geromel conseguiu um desvio providencial. Aos 22, Abel Ferreira promoveu a primeira alteração: Scarpa por Wesley. Aos 25, Zé Rafael sofreu falta, e mesmo de longe Raphael Veiga arriscou uma cobrança direto, cheia de efeito, exigindo ótima defesa de Brenno.
Aos 30 minutos outra mexida no Palmeiras: Zé Rafael deu lugar a Danilo. Precisando do resultado, o Grêmio também fez alterações e ficou mais ofensivo. Aos 33, Cortez soltou a bomba de fora da área e Weverton mandou para escanteio. No minuto seguinte foi a vez do outro lateral tentar a sorte, mas Vanderson parou em defesa de dois tempos de Weverton. Aos 36, Lucas Silva chutou cruzado, à direita do goleiro Palmeirense.
Diante do crescimento da equipe gaúcha, aos 38 minutos o técnico Abel Ferreira promoveu as últimas três alterações a que tinha direito: saíram Dudu, Rony e Raphael Veiga para as entradas de Breno Lopes, Danilo Barbosa e Luiz Adriano, respectivamente. Dois minutos depois o Grêmio chegou ao gol do empate com Elias, mas o atacante estava milimetricamente impedido, irregularidade apontada pelo VAR.
Salvo pela tecnologia, o Palmeiras tratou de fazer nos minutos finais da partida o que não havia feito em todo segundo tempo: atacar. Aos 48, Danilo Barbosa cobrou muito bem uma falta de longe; a bola tirou tinta do travessão. Aos 49, em contra-ataque, o camisa 18 recebeu na área, protegeu, percebeu a infiltração de Breno Lopes e fez o passe; o atacante chutou cruzado e matou o jogo: 3 a 1. Os últimos 2 minutos foram protocolares.
Com a vitória em Porto Alegre – a quarta seguida, o Verdão chega a 52 pontos e mantém a vice-liderança do Brasileirão, agora 7 pontos atrás do líder Atlético-MG, que tem 1 jogo a menos.
O Palmeiras volta a campo às 16h do próximo domingo (07/11) em outro compromisso fora de casa, desta vez contra o Santos.