Precisando vencer para manter-se na cola do líder, o Palestra recebeu a equipe carioca depois de vários dias de folga.
Com um começo interessante, o Verdão abriu o marcador mas foi desatento no lance seguinte e tomou o empate.
Sem muinta criatividade na etapa final, apesar das mexidas de Abel Ferreira, o Palmeiras acabou cedendo espaços e tomando a virada.
Com mais uma derrota em casa o time de Abel Ferreira estaciona nos 35 pontos, vê o Flamengo se aproximar (foi a 34) e perde contato com o Atlético-MG, que derrotou o Fortaleza e abriu 7 pontos de vantagem na liderança do Brasileirão.
Jogo válido pela 20ª rodada do Brasileirão 2021.
FICHA TÉCNICA
Data: 12/09/2021, domingo
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO-Fifa)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO-Fifa) e Cristhian Passos Sorence (GO)
Público: (portões fechados)
Renda: –
Cartões amarelos: Pedro e Vitinho (FLA)
Cartão vermelho: Zé Rafael (PAL)
Gols: Palmeiras: Wesley, aos 14 minutos do primeiro tempo;
Flamengo: Michael, aos 16 minutos do primeiro tempo e aos 35 do segundo; Pedro, aos 11 do segundo tempo
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gómez e Piquerez (Willian); Danilo (Patrick de Paula), Zé Rafael e Raphael Veiga (Scarpa); Dudu, Wesley (Breno Lopes) e Rony (Luiz Adriano)
Técnico: Abel Ferreira
Flamengo: Diego Alves; Isla (Matheuzinho), Bruno Viana, Gustavo Henrique e Ramon; Arão, Andreas Pereira (João Gomes), Everton Ribeiro (Thiago Maia) e Arrascaeta (Vitinho); Michael e Pedro (Rodinei)
Técnico: Renato Gaúcho
Por Eduardo Luiz
12/09/2021, 17h53
Time de Abel Ferreira até saiu na frente, mas não segurou a vantagem e acabou superado pelo Flamengo por 3 a 1. Verdão fica com 35 pontos e vê Atlético-MG ir a 42.
Primeiro tempo
Apenas com Wesley e Rony de novidades no time titular, o Palmeiras iniciou o jogo dando a posse de bola para o Flamengo para tentar explorar os contra-ataques. A primeira finalização foi alviverde: aos 5 minutos Wesley fintou seu marcador e chutou fraco, fácil para Diego Alves. Aos 7, um susto: Danilo recuou errado para Weverton, que conseguiu se antecipar a Pedro para afastar o perigo.
Tendo Wesley a principal válvula de escape, o Verdão voltou a finalizar aos 9 minutos: o camisa 11 bateu cruzado e viu a bola passar perto da trave esquerda. Aos 12, Ramon pegou rebote em cobrança de escanteio e isolou. Aos 14 minutos Dudu deu bom passe para Wesley, o atacante passou como quis por Isla e Andreas Pereira e chutou no canto esquerdo do goleiro. Golaço: 1 a 0.
Mal deu tempo para a torcida virtual comemorar. Na saída de bola a defesa Palmeirense vacilou e apenas assistiu ao Flamengo construir o gol do empate: Everton Ribeiro recebeu livre e cruzou para o baixinho Michael escorar de cabeça nas costas de Marcos Rocha: 1 a 1.
Após o empate o time visitante perdeu Arrascaeta, por lesão, e como consequência também perdeu a qualidade na posse de bola. O Palmeiras aproveitou para ganhar território e passou a rondar a área adversária. Aos 29 minutos Piquerez ajeitou para Zé Rafael chegar chutando de canhota, sem direção.
Nos minutos finais do primeiro tempo o Flamengo equilibrou as ações e criou uma boa chance para a virada aos 41 com Vitinho; o chute o meia beliscou o pé da trave direita de Weverton antes de sair em tiro de meta. Foi o último lance de perigo nos primeiros 45 minutos.
Segundo tempo
Com Scarpa no lugar de Raphael Veiga, o Verdão voltou para a etapa final tomando a iniciativa. Logo aos 30 segundos o camisa 14 fez bela inversão para Piquerez chegar chutando, mas Diego Alves estava atento e fez a defesa. Aos 5 minutos Dudu tocou para Danilo bater colocado, com perigo, para fora.
Aos 11 minutos Luan deu escanteio de graça para o Flamengo, que cobrou e conseguiu outro tiro de canto. Na segunda tentativa, Vitinho mandou na cabeça de Pedro, que subiu entre Luan e Gómez para escorar no ângulo direito de Weverton: 1 a 2.
Três minutos depois da virada, o técnico Abel Ferreira promoveu alteração tripla: saíram Rony, Wesley e Danilo para as entradas de Luiz Adriano, Breno Lopes e Patrick de Paula, respectivamente. As trocas não surtiram efeito, já que o gol do rival desestabilizou emocionalmente o time.
Apenas aos 26 minutos o Palmeiras voltou a finalizar, mas o chute de Breno Lopes não levou perigo à meta de Diego Alves. Aos 27, Abel foi pro tudo ou nada ao trocar Piquerez por Willian. Pouca coisa mudou, já que o time seguiu sem criatividade.
Diante da apatia alviverde o Flamengo aproveitou para matar o jogo aos 35 minutos: Zé Rafael perdeu dividida no ataque, Vitinho lançou Michael que fintou com extrema facilidade Marcos Rocha antes de fuzilar a meta de Weverton: 1 a 3. Aos 41 minutos, em falta sofrida por Dudu, Scarpa cobrou e exigiu boa defesa do goleiro. Antes do jogo acabar ainda deu tempo para Zé Rafael ser expulso após entrada dura em William Arão.
Com mais uma derrota em casa o time de Abel Ferreira estaciona nos 35 pontos, vê o Flamengo se aproximar (foi a 34) e perde contato com o Atlético-MG, que derrotou o Fortaleza e abriu 7 pontos de vantagem na liderança do Brasileirão.
O Palmeiras volta a campo às 17h de sábado (18/9) para enfrentar a Chapecoense, em Chapecó.