Com uma formação cautelosa (3 volantes), o Palmeiras iniciou o jogo errando muitos passes, principalmente com seus dois homens mais criativos: Wesley e Valdivia. Aos 5 minutos o chileno acertou seu primeiro passe, mas escolheu errado, tocando para Juninho; a melhor opção era Leandro, que entrava livre pelo meio.
Aos 9 minutos Leandro tentou resolver sozinho; o atacante driblou 3 marcadores mas ficou sem espaço e rolou para Márcio Araújo, que finalizou por cima. Aos 16 enfim uma jogada trabalhada. Wesley tocou para Juninho, o lateral invadiu a área e cruzou, mas Sandro chegou antes de Leandro.
Recuado, o Joinville não oferecia perigo. Aos 22 minutos, aproveitando a apatia do rival, Márcio Araújo roubou uma bola perto da área, tocou para Valdivia que de primeira deixou Leandro na cara do goleiro: 1 a 0. Após abrir o placar, o time do técnico Gilson Kleina voltou a diminuir o ritmo.
Aos 29 minutos Wesley arriscou da entrada da área, para fora. O Joinville só foi reagir aos 31. Após cobrança de lateral, Wellington Bruno se escorou em Henrique, girou e finalizou para ótima defesa de Fernando Prass. Aos 44 mais uma investida, essa menos perigosa graças a André Luiz, que bloqueou o chute de Marcos Vinícius. Pouco depois o árbitro encerrou a morna etapa inicial no morno Pacaembu.
No segundo tempo o Verdão voltou com Ananias no lugar de Vinícius, mas pouca coisa mudou, pois o time seguiu burocrático. Aos 3 minutos Marcelo Oliveira ainda tentou fazer algo diferente ao tabelar com Valdivia, mas na sequência ele pisou na bola e caiu de bunda. Aos 9 outra patacoada: Leandro cometeu falta besta e recebeu o segundo amarelo, sendo expulso pela terceira vez nas últimas 9 rodadas.
Com um homem a mais, o Joinville se viu na obrigação de atacar, mas esbarrou na falta de qualidade técnica. Aos 15 minutos Kim tentou assustar Prass numa finalização de fora da área, mas errou o alvo. Aos 16 Wesley sentiu um desconforto muscular e foi substituído por Renatinho, cria da base.
Percebendo que o rival não levaria muito perigo, o Palmeiras voltou a atacar e aos 24 minutos chegou ao segundo gol. E foi um golaço. Valdivia fez mágica ao dar lindo passe para Juninho, que foi feliz na finalização: 2 a 0. Apenas dez minutos depois o rival voltou ao ataque, e quase marcou um gol sem querer com Marcos Vinícius, que queria cruzar e quase encobriu Prass.
Nos minutos finais o Verdão ainda chegou ao terceiro gol. Ananias puxou contra-ataque pela direita, deixou Sandro para trás e rolou para Renatinho; o volante bateu colocado mas a bola explodiu num zagueiro, se oferecendo para Serginho concluir: 3 a 0 e fim de papo no Pacaembu.
Com a vitória o Palmeiras vai a 73 pontos e agora precisa de apenas mais 1 para garantir matematicamente o título da Série-B.
Terça-feira (12/11) o Verdão vai até Belém do Pará para enfrentar o Paysandu. Leandro, suspenso, será o desfalque.