Empurrado pela torcida, o Verdão – que jogou de amarelo, estreando a nova terceira camisa, começou o jogo tentando atacar o São Caetano, mas encontrando dificuldades para armar jogadas de perigo, e isso mesmo com Valdivia em campo; o chileno retornava após cinco rodadas ausente.
A primeira finalização surgiu aos 6 minutos com Vinícius, mas o goleiro Rafael estava atento e espalmou. Apenas dez minutos depois outra investida, desta vez com Wesley, num chute que saiu fraco. No lance seguinte Vinícius experimentou da entrada da área, a bola desviou e ficou com o goleiro.
Lutando contra o rebaixamento, o São Caetano só foi levar perigo aos 18 minutos, quando Marcelo invadiu a área mas foi desarmado por André Luiz; na sequência Prass aliviou mandando para escanteio. O Verdão respondeu prontamente. Aos 19 Luis Felipe soltou a bomba para ótima defesa de Rafael.
A essa altura, porém, o jogo já estava aberto. Aos 24 minutos Cassiano fintou André Luiz e de dentro da área fuzilou; Fernando Prass evitou o gol. Dez minutos depois Luis Felipe voltou a aparecer bem pela direita, mas dessa vez o lateral puxou para a canhota e finalizou por cima.
A melhor chance do primeiro tempo estava por vir. Aos 37 minutos Wesley cobrou escanteio, Ananias espanou, André Luiz não aproveitou e na sobra Henrique isolou. Aos 38 uma lambança da arbitragem: Valdivia enfiou para Kardec, que dividiu com o goleiro e caiu. O árbitro assinalou pênalti, tirando vantagem de Wesley, mas logo depois o bandeirinha anulou a penalidade, para ira dos mais de 35 mil torcedores presentes ao Pacaembu.
Após cinco minutos de paralisação a partida recomeçou e o Verdão, nervoso, não conseguiu criar nada além de um chute de Valdivia, por cima, aos 43 minutos.
Na etapa final o Palmeiras voltou sem alterações, mas com outra postura, criando rapidamente boas oportunidades para abrir o placar. Aos 5 minutos Wesley cobrou escanteio, Ananias dominou e finalizou, mas Rafael espalmou. Aos 6 Luis Felipe bateu rasteiro, à direita do goleiro. Aos 9 Juninho cruzou, Ananias não alcançou e Rafae quasel marcou contra.
Só dava Verdão. Aos 14 minutos Valdivia achou André Luis sozinho dentro da área; o zagueiro teve calma para ajeitar e finalizar, mas outra vez o goleiro apareceu bem. Aos 19 Kleina trocou Vinícius por Serginho, mas desta vez o meia não entrou bem. Após a pressão inicial, o Palmeiras diminuiu o ritmo e passou a dar alguns espaços para o São Caetano contra-atacar.
Aos 22 minutos Eder exigiu de Prass uma bela defesa. Aos 26 outra investida do atacante rival, e novamente Fernando Prass evitou o gol com outra defesa importante. O Palmeiras respondeu aos 29 minutos, quando Valdivia enfiou para Ananias, mas o atacante demorou para finalizar e foi desarmado. Aos 30 Kleina promoveu outra alteração: Ronny no lugar de Ananias.
Cansado e com a torcida conformada, o Palmeiras voltou a encontrar dificuldades para criar jogadas de perigo, a última foi aos 37 minutos com Wesley, que bateu da entrada da área, o goleiro deu rebote mas Ronny não aproveitou.
Nos minutos finais, já com o acesso garantido graças aos outros resultados da rodada, o time apenas esperou o apito final, quando parte da torcida vaiou e outra parte cantou.
O empate leva o time do técnico Gilson Kleina a 69 pontos. Com a vaga na Série-A de 2014 garantida, a ambição agora será lutar pelo título da segundona. Alguém aí se interessa?
O Verdão volta a campo às 16h20 do próximo sábado (02/11) para enfrentar o Paraná, em Curitiba.