No primeiro desafio após o vice campeonato do Mundial de Clubes, o Palestra foi até Araraquara com o time reserva e bateu a equipe da Ferroviária.
Em campo, os comandados de Abel Ferreira fizeram uma boa partida e venceram sem muita dificuldade a equipe local.
Com a vitória o time do técnico Abel Ferreira vai a 13 pontos e mantém a liderança isolada do Grupo C do Campeonato Paulista.
FICHA TÉCNICA
Local: Estádio Fonte Luminosa, Araraquara (SP)
Data: 16/02/2022, quarta-feira
Horário: 19h00 (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Danilo Ricardo Simon e Evandro de Melo Lima
Público: –
Renda: –
Cartões amarelos: Marquinhos, Bernardo e Bruno Leonardo (FER)
Gols: Murilo, aos 37 minutos do primeiro tempo, e Breno Lopes, aos 20 do segundo
Ferroviária: Saulo; Bernardo, Bruno Leonardo, Léo Rigo e Breno Lopes; Thomaz (Júlio Vitor), Marquinhos (Tony), Rafael Luiz (Jhoninha) e Gegê; Carlos Orejuela (Gleyson) e Bruno Mezenga
Técnico: Elano
Palmeiras: Weverton; Mayke, Kuscevic, Murilo e Jorge; Jailson (Gabriel Menino), Atuesta e Patrick de Paula (Raphael Veiga); Gabriel Veron (Rony), Wesley (Breno Lopes) e Rafael Navarro (Deyverson)
Técnico: Abel Ferreira
Por Eduardo Luiz
16/02/2022, 20h52
Gols do Palmeiras foram anotados por Murilo e Breno Lopes; time do técnico Abel Ferreira chega a 13 pontos e segue na ponta do Grupo C.
Primeiro tempo
Apenas com Weverton de titular, o Palmeiras começou o jogo tomando a iniciativa. Aos 10 minutos Jorge enfiou para Wesley, que em posição irregular tentou cruzar para Rafael Navarro, mas a zaga bloqueou. No lance seguinte, ainda dentro do minuto 10, Patrick de Paula foi à linha de fundo e cruzou rasteiro; Marquinhos cortou e quase fez contra – a bola bateu na trave, voltou para a área e Murilo finalizou para fora.
Aos 15 minutos Rafael Navarro aproveitou saída errada da defesa da Ferroviária e tocou para Patrick de Paula chutar forte, nas mãos de Saulo. A primeira investida dos donos da casa surgiu aos 16 minutos, quando Gegê cruzou fechado demais, fácil para Weverton. Aos 27 minutos Jorge cruzou para Patrick de Paula arriscar um voleio de primeira, por cima.
Pressionando a Ferroviária, o Verdão teve outra boa chance para abrir o placar aos 32 minutos: Gabriel Veron fez boa jogada individual e cruzou para Wesley, que não alcançou. Aos 35 e aos 36 duas oportunidades parecidas: chutes de fora da área que foram desviados; o primeiro com Patrick de Paula, o segundo com Wesley.
De tanto insistir, o Palmeiras enfim conseguiu abrir o placar aos 37 minutos: Patrick de Paula cobrou escanteio e Murilo foi no terceiro andar para escorar no ângulo direito de Saulo: 1 a 0. Atrás no placar, a Ferroviária resolveu jogar e criou duas chances seguidas. Aos 39, Wesley perdeu a bola para Gegê na entrada da área e o meia chutou com estilo, mas parou em milagre de Weverton. Aos 40, Orejuela cruzou para Bruno Mezenga concluiu de primeira, rente à trave.
Antes do primeiro tempo terminar o Verdão desperdiçou a oportunidade de fazer 2 a 0. Aos 45 minutos Wesley roubou a bola no ataque, passou por seu marcador e chutou na trave. Rafael Navarro, livre ao seu lado, ficou reclamando o passe (com razão).
Segundo tempo
Os dois times voltaram para a etapa final sem alterações. Buscando o empate, a Ferroviária manteve a postura menos cautelosa do final do primeiro tempo. Aos 10 minutos, após cobrança de escanteio, Orejuela bateu em cima de Kuscevic. Aos 16, para renovar o fôlego do time, o técnico Abel Ferreira trocou os dois pontas: Veron por Rony, e Wesley por Breno Lopes.
Aos 18 minutos Patrick de Paula cobrou escanteio e Murilo cabeceou para fora. Aos 20, Jailson enfiou para Rony e o atacante cruzou para Navarro; o goleiro não conseguiu agarrar e a bola sobrou para Breno Lopes cutucar para o fundo da rede: 2 a 0. Aos 25 minutos Rafael Navarro – já dentro da área – girou pra cima do zagueiro e bateu para fora, com desvio. Na cobrança de escanteio executada por Atuesta, Murilo novamente ganhou dos adversários e escorou rente ao travessão.
Rodando o elenco, aos 29 minutos Abel fez mais duas trocas: Patrick de Paula e Navarro deram lugar a Raphael Veiga e Deyverson, respectivamente. Desanimada, a Ferroviária já não chegava com a mesma intensidade, e quando chegava não levava perigo, foi o que aconteceu aos 31 minutos num chute de Tony que saiu sem direção.
Aos 34 minutos Jorge fez boa jogada, invadiu a área após passe de Deyverson e rolou para Breno Lopes chutar em cima do goleiro. Aos 35, a última mexida no Palmeiras: Jailson deu lugar a Gabriel Menino. Aos 37, Rony enfiou para Deyverson, o atacante quis fintar dois zagueiros ao invés de finalizar e foi desarmado.
Com o jogo resolvido, o Verdão deu uma relaxada. Aos 40 minutos Weverton perdeu a bola para Gegê, o meia tocou para Bruno Mezenga, mas o atacante não dominou. Aos 44 a resposta: Mayke recebeu em boa condição para finalizar e parou no goleiro; na sobra Deyverson foi bloqueado pelo zagueiro.
Nos 4 minutos de acréscimo o Palmeiras manteve a posse de bola até o apito final do juiz. Com a vitória o time do técnico Abel Ferreira vai a 13 pontos e mantém a liderança isolada do Grupo C do Campeonato Paulista.
O Verdão volta a campo às 16h de sábado (19/2) contra o Santo André, no Allianz Parque.