Close

Palmeiras 2 x 0 Al Ahly (EGT) – 08/02/2022

Foto: Fabio Menotti/Palmeiras

367 dias após estrear na edição anterior do Mundial, o Palestra foi a campo para apagar a expriência ruim do ano anterior.

Contra o adversário da disputa do 3º lugar no ano passado, o Verdão entrou em campo com muito foco e aplicado.

A equipe egípcia praticamente não teve chances de jogo. A etapa inicial foi dominada pelo Palmeiras e, após o placar de 2×0 já estar aberto, o adversário cresceu um pouco e criou algumas chances sem muito perigo.

A vitória inquestionável coloca o Verdão na decisão do título do Mundial contra o ganhador de Chelsea x Al Hilal. A final acontecerá às 13h30 de sábado (12/2), em Abu Dhabi.

Jogo único válido pela semifinal do Mundial de Clubes 2021.

FICHA TÉCNICA

Local: Estádio Al Nahyan, Abu Dhabi (EAU)
Data: 08/02/2022, terça-feira
Horário: 13h30 (de Brasília) / 20h30 (local)
Árbitro: Clement Turpin (FRA)
Assistentes: Nicolas Danos (FRA) e Cyril Gringore (FRA)
Público: –
Renda: –
Cartão amarelo: Afsha (ALA)
Cartão vermelho: Ashraf (ALA)
Gols: Raphael Veiga, aos 38 minutos do primeiro tempo, e Dudu, aos 3 minutos do segundo tempo

Palmeiras: Weverton; Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Marcos Rocha, Danilo, Zé Rafael (Atuesta), Raphael Veiga (Jailson) e Gustavo Scarpa (Breno Lopes); Dudu (Wesley) e Rony (Deyverson)
Técnico: Abel Ferreira

Al Ahly: Ali Lofti; Mohamed Hany, Yasser Ibrahim, Ramy Rabia (Fathi), Ayman Ashraf e Ali Maaloul; Aliou Dieng, Amr El Solia (Abdelkader), Houssein El Shahat (Sherif) e Magdy Afsha; Taher Mohamed (Soliman)
Técnico: Pitso Mosimane

CNN, Terra, UOL, ESPN, Globoesporte,

https://www.youtube.com/watch?v=8c37L4rVqfg

Por Eduardo Luiz
08/02/2022, 15h32

Raphael Veiga e Dudu fizeram os gols da vitória por 2 a 0. Time de Abel Ferreira agora espera pelo vencedor de Chelsea x Al Hilal.

Primeiro tempo

Com Piquerez de titular, o Palmeiras iniciou o jogo tomando a iniciativa. Logo aos 3 minutos Marcos Rocha cobrou lateral e Zé Rafael desviou de cabeça à direita do goleiro. Aos 13, Scarpa cruzou e Raphael Veiga escorou de cabeça, fácil para Ali Lotfi.

Depois das duas investidas antes dos 15 minutos, no entanto, o Verdão diminuiu o ritmo, mas também não se submeteu à principal arma do Al Ahly: os contra-ataques. Diante desse panorama, a partida ficou morna, só voltando a esquentar depois dos 30.

Aos 31 minutos Dudu deu ótimo passe para Marcos Rocha e o lateral rolou para dentro da área, onde ninguém de verde estava. A defesa do time egípcio afastou mal, Zé Rafael ficou com a sobra e chutou para fora. Aos 32, após escanteio, Piquerez tentou um chute colocado rasteiro, mas o zagueiro interceptou.

Mais ligado em campo, o Verdão conseguiu abrir o placar aos 38 minutos: Danilo deu bom passe para Dudu, que de primeira deixou Raphael Veiga na cara do goleiro; o camisa 23 finalizou com categoria e correu para o abraço: 1 a 0.

Atrás no marcador, o Al Ahly abdicou da postura excessivamente defensiva. Aos 42 minutos El Shahat arriscou de média distância, por cima. No último lance do primeiro tempo – já além dos 2 minutos prometidos pelo árbitro, El Solia tentou de primeira, mas o chute do volante saiu fraco, nas mãos de Weverton.

Segundo tempo

O Verdão voltou para a etapa final sem alterações, assim como o Al Ahly, que manteve a postura menos cautelosa. Logo no primeiro minuto Afsha finalizou de longe, fácil para Weverton. Aos 3, em contra-ataque, Raphael Veiga deixou para Dudu de letra e o camisa 7 arrancou até a “quina” da área, de onde soltou uma bomba no ângulo direito do goleiro. Golaço: 2 a 0.

No primeiro ataque depois de sofrer o segundo gol, o Al Ahly conseguiu uma falta perto da área que em tese levaria perigo à meta de Weverton, mas Maâloul cobrou mal. Aos 11, após cruzamento vindo da esquerda, Ibrahim subiu sozinho e escorou nas mãos do camisa 21 Palmeirense. Aos 14 minutos outro susto: Fathi passou por Danilo e chutou forte; a bola desviou em Luan e saiu em escanteio.

O Palmeiras só voltaria a incomodar a meta adversária aos 17 minutos com Dudu, mas o chute do atacante saiu mastigado e morreu nas mãos de Ali Lotfi. Aos 22, outra chance para o Al Ahly, novamente com Fathi, que empurrou Piquerez e cabeceou rente ao travessão. Se a bola entra, o VAR teria de ser acionado, o que aconteceu aos 26 minutos quando o adversário descontou com Sherif após falha de Weverton, mas o atacante estava impedido e o gol foi corretamente anulado.

Para renovar o gás do time, aos 32 minutos o técnico Abel Ferreira trocou Dudu e Raphael Veiga por Wesley e Jailson, respectivamente. Aos 34, Ayman Ashraf deu uma entrada criminosa em Rony. Em campo, o árbitro deu apenas cartão amarelo, mas por orientação do VAR depois ele corrigiu e mostrou o vermelho.

No primeiro lance com 1 jogar a mais, o Verdão quase fez o terceiro. A bola sobrou para Marcos Rocha dentro da área, o lateral fechou os olhos e chutou de rosca, para fora. Para administrar o resultado, nos minutos finais Abel promoveu mais três alterações. Primeiro trocou Zé Rafael por Atuesta, depois Rony e Scarpa deram lugar a Deyverson e Breno Lopes.

Nos seis minutos de acréscimo o Palmeiras tratou de manter a posse de bola, mas nos últimos dois lances da partida quase foi vazado: primeiro Hany chutou de muito longe e exigiu milagre de Weverton, depois Sherif carimbou o travessão de cabeça. O gol de honra do Al Ahly ficou no quase.

O Verdão decidirá o título do Mundial contra o ganhador de Chelsea x Al Hilal, que se enfrentam nesta quarta-feira. A final acontecerá às 13h30 de sábado (12/2), em Abu Dhabi.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.