Três dias depois de derrotar o Internacional no Allianz Parque e encerrar um jejum de 5 rodadas sem vitória, o Palestra entrou em campo para confirmar a reação no Campeonato Brasileiro.
Em partida equilibrada, o Verdão abriu o marcador no último lance da etapa inicial e ampliou na metade do segundo tempo. A frente do marcador os comandados de Abel Ferreira administraram a partida e tentavam explorar os contra-ataques. Os mandantes descontaram no final da partida.
Com a vitória em Fortaleza o Palmeiras enfim chega a 27 jogos disputados e vai a 46 pontos, reassumindo a terceira colocação do Brasileirão (o Flamengo também tem 46 pontos mas fica a frente pelos critérios de desempate).
Jogo atrasado válido pela 19ª rodada do Brasileirão 2021.
FICHA TÉCNICA
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Data: 20/10/2021, quarta-feira
Horário: 19h00 (de Brasília)
Árbitro: Andre Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Hugo Savio Xavier Correa (GO)
Cartões amarelos: Igor e Vina (CEA); Zé Rafael e Weverton (PAL)
Público: 6.204 presentes
Renda: R$ 61.554,00
Gols: Ceará: Cléber, aos 43 minutos do segundo tempo;
Palmeiras: Zé Rafael, aos 48 minutos do primeiro tempo, e Deyverson, aos 26 do segundo
Ceará: Richard; Igor, Luiz Otávio, Gabriel Lacerda, Kelvyn; Marlon (Cléber), Fernando Sobral (Fabinho), Vina (Jorginho), Lima (Mendoza); Erick e Gabriel Santos (Jael)
Técnico: Tiago Nunes
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez, Piquerez; Felipe Melo, Zé Rafael (Danilo Barbosa), Raphael Veiga (Scarpa), Dudu (Veron); Rony (Breno Lopes) e Luiz Adriano (Deyverson)
Técnico: Abel Ferreira
Por Eduardo Luiz
20/10/2021, 20h59
Zé Rafael, de falta, e Deyverson, fizeram os gols da vitória por 2 a 1. Time de Abel Ferreira chega a 46 pontos e deixa o Fortaleza para trás.
Primeiro tempo
Embora com o mesmo time que enfrentou o Internacional, o Palmeiras iniciou o jogo com postura diferente: esperando o adversário. Brigando para se afastar da zona de rebaixamento, o Ceará aproveitou a falta de atitude alviverde e partiu para cima. Aos 3 minutos, após cruzamento da esquerda, Fernando Sobral pegou de primeira e balançou a rede, mas pelo lado de fora.
Apostando nas escapadas de Rony, o Verdão chegou pela primeira vez aos 10 minutos: o camisa 7 inverteu o jogo para Dudu, que bateu para fora, com desvio. O escanteio não resultou em nada. A segunda investida demorou mais 12 longos minutos; aos 22, Felipe Melo experimentou de longe, por cima.
Aos 23 minutos o time do técnico Abel Ferreira perdeu a bola no campo de defesa e o Ceará criou uma chance; Vina cruzou para Igor errar a conclusão por muito. Aos 26, Piquerez ficou reclamando pênalti em trombada com Igor – o árbitro acertou em mandar seguir. Dez minutos mais tarde o time da casa só não abriu o placar graças a Weverton, que defendeu a bomba de Erick em cobrança de falta ensaiada.
Animado com a chance criada, o Ceará esboçou uma pressão. Aos 40 minutos Felipe Melo perdeu na corrida para Fernando Sobral e o volante cruzou para Vina, que chegou chutando, mas foi outro a parar em intervenção precisa de Weverton.
No último lance do primeiro tempo, Zé Rafael fintou Luiz Otávio na entrada da área e o zagueiro impediu a passagem da bola com a mão. Falta bem marcada pelo árbitro e cobrada com perfeição pelo camisa 8; Richard ficou olhando ela entrar em seu ângulo direito: 1 a 0. Nem deu tempo para o Ceará dar nova saída.
Segundo tempo
A etapa complementar começou com o Ceará buscando o gol de empate. Aos 4 e aos 5 minutos Lima teve duas oportunidades para finalizar da entrada da área, mas por sorte errou ambas. Aos 10, após cobrança de escanteio, a defesa alviverde ficou olhando Luiz Otávio concluir de cabeça, à esquerda de Weverton.
No primeiro ataque que teve no segundo tempo, aos 11 minutos, o Verdão fez 2 a 0, mas o gol de Luiz Adriano foi corretamente anulado por impedimento de Rony, que deu a assistência para o camisa 10. Aos 20 minutos Raphael Veiga cobrou falta na área e Gustavo Gómez escorou por cima do travessão. Logo depois Abel trocou Rony por Breno Lopes, e Luiz Adriano por Deyverson. Aos 25 minutos foi a vez de Raphael Veiga dar lugar a Gustavo Scarpa.
Em sua primeira participação no jogo, aos 26, Scarpa recebeu ótimo passe de Dudu e deu o gol de presente para Deyverson: 2 a 0. O Ceará teve a chance para descontar 29 minutos com Lima, mas Weverton estava atento e fez outra grande defesa. Aos 31, Scarpa voltou a trabalhar bem como garçom, desta vez deixando Breno Lopes na cara do goleiro, que fez a defesa com os pés. Aos 34, o time da casa cobrou escanteio e os jogadores dos dois times furaram.
Com espaços para contra-atacar, o Palmeiras teve nova oportunidade para matar a partida aos 37 minutos: Scarpa abriu para Breno Lopes e o atacante chutou cruzado, parando em Richard. Aos 39, Abel mexeu pela última vez trocando Dudu e Zé Rafael por Gabriel Veron e Danilo Barbosa, respectivamente. O jogo parecia definido até que aos 43 minutos Piquerez cometeu falha ridícula na linha de fundo ao não afastar o perigo, sendo desarmado; o Ceará mandou para a área e a bola sobrou para Cléber descontar: 2 a 1.
Com 5 minutos de acréscimo, a equipe da casa passou a acreditar no empate e armou uma pressão, que foi bem combatida pelo sistema defensivo alviverde. Aos 46, em contra-ataque, Scarpa enfiou para Breno Lopes tocar para Veron fazer o 3 a 1, mas o VAR manipulou as linhas e anulou. Aos 51, em outro contra-ataque, Deyverson passou para Veron invadir a área e parar em ótima defesa de Richard. E foi só.
Com a vitória em Fortaleza o Palmeiras enfim chega a 27 jogos disputados e vai a 46 pontos, reassumindo a terceira colocação do Brasileirão (o Flamengo também tem 46 pontos mas fica a frente pelos critérios de desempate).
O próximo adversário do Verdão será o Sport. O jogo será disputado às 21h30 de segunda-feira (25/10), no Allianz Parque.