Com o propósito de somar pontos para manter-se no pelotão de elite do campeonato, o Palestra foi até Porto Alegre para o sempre difícil duelo no estádio Beira-Rio.
Depois de uma boa atuação na etapa inicial, o Verdão foi pro intervalo a frente do marcador. No retorno, a equipe mandante cresceu no jogo e chegou ao empate num pênalti infantil da defesa palestrina. No lance o Palmeiras teve um zagueiro expulso.
Em desvantagem numérica, os comandados de Abel Ferreira tentavam serurar o resultado e explorar contra-ataques. Num desses, um gol esquisito de Danilo garantiu a vitória.
Com o resultado positivo no Beira-Rio, onde o histórico é péssimo, o Palmeiras chega a 16 pontos e se mantém na terceira colocação do Brasileirão com a mesma pontuação do Athletico-PR e 1 ponto atrás do Red Bull Bragantino, que ainda jogará na rodada.
Jogo válido pela 8ª rodada do Brasileirão 2021.
FICHA TÉCNICA
Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Data: 30/06/2021, quarta-feira
Hora: 19h00 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA-Fifa) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
Público: (portões fechados)
Renda: –
Cartões amarelos: Caio Vidal, Rodrigo Dourado, Cuesta (INT); Abel Ferreira (PAL)
Cartão vermelho: Kuscevic (PAL)
Gols: Internacional: Edenilson, aos 19 minutos do segundo tempo;
Palmeiras: Deyverson, aos 9 minutos do primeiro tempo, e Danilo, aos 45 do segundo
Internacional: Daniel; Saravia (Vinícius Mello), Pedro Henrique, Víctor Cuesta e Heitor; Rodrigo Dourado (Boschilia), Johnny, Edenilson, Patrick; Caio Vidal e Yuri Alberto
Técnico: Diego Aguirre
Palmeiras: Jailson; Marcos Rocha (Gabriel Menino), Luan, Kuscevic, Renan; Danilo, Zé Rafael (Felipe Melo), Raphael Veiga (Patrick de Paula), Scarpa (Danilo Barbosa); Breno Lopes (Victor Luis) e Deyverson
Técnico: Abel Ferreira
Lance!, Globo Esporte, Terra Esportes.
Por Eduardo Luiz
30/06/2021, 21h18
Abel Ferreira mexeu mal com o time vencendo por 1 a 0, e Kuscevic foi expulso após cometer pênalti, mas gol de Danilo, no final, garantiu mais 3 pontos ao Verdão no Brasileirão.
Primeiro tempo
Com 4 novidades no time titular – Renan, Zé Rafael, Raphael Veiga e Deyverson, o Palmeiras iniciou o jogo marcando o Internacional em seu campo de defesa. Aos 4 minutos Breno Lopes recuperou um bola dentro da área e chutou cruzado, para fora. Aos 9, após rebote em cobrança de escanteio, Veiga chutou forte e Deyverson desviou para o fundo do gol: 1 a 0.
A frente no placar, aos poucos o Verdão foi diminuindo a intensidade da marcação alta, o que deu campo ao adversário. Aos 24 minutos Yuri Alberto recebeu de Patrick pelo alto e finalizou de puxeta, nas mãos de Jailson. Aos 31, após cobrança de escanteio, Victor Cuesta escorou de cabeça, fácil para Jailson, mas o árbitro já havia assinalado falta no lance.
Aos 34 minutos outra investida dos mandantes, novamente pelo alto: Patrick tocou de cabeça para Edenílson também concluir de cabeça, no canto esquerdo de Jailson, que foi buscar. Aos 36 enfim o Verdão voltou a criar alto: Marcos Rocha enfiou para Breno Lopes, que fez o gol, mas em impedimento, corretamente assinalado pelo assistente e confirmado pelo VAR.
Tento a bola aérea como única jogada, e preferencialmente pelo lado direito do ataque, o Internacional foi dono da última chance do primeiro tempo: aos 42 minutos Edenílson cobrou escanteio e Johnny escorou por cima do travessão.
Segundo tempo
De maneira surpreendente o Palmeiras voltou para a etapa final com Victor Luis no lugar de Breno Lopes. A mudança fez o Internacional ficar ainda mais com a bola, encurralando o Verdão no campo de defesa. Aos 4 minutos Caio Vidal arriscou de fora da área e errou o alvo. Aos 10, Edenílson enfiou para Yuri Alberto, que chutou na saída de Jailson, para fora.
O Palmeiras respondeu aos 11 minutos, de bola parada: Scarpa levantou na área e Kuscevic desviou rente ao travessão. Aos 13, em contra-ataque, Zé Rafael cruzou para Raphael Veiga perder chance incrível. O castigo veio. Ainda dentro do minuto 13 Kuscevic empurrou Caio Vidal na área; o árbitro mandou seguir, mas o VAR enxergou a penalidade e ainda recomendou a expulsão do chileno, que foi acatada. Edenílson cobrou com categoria e empatou: 1 a 1.
Após o empate, e com 1 jogador a menos, o técnico Abel Ferreira mexeu por atacado: Danilo Barbosa, Felipe Melo e Gabriel Menino entraram nos lugares de Zé Rafael, Scarpa e Marcos Rocha, respectivamente. A ideia era armar um ferrolho e explorar – se desse – algum contra-ataque. A partir de então o Internacional intensificou a pressão. Aos 31, Rodrigo Dourado escorou de cabeça nas mãos de Jailson. Aos 32 minutos Boschilia recebeu livre na área e bateu cruzado, para fora.
Mostrando certo cansaço e irritação com a falta de repertório, o time da casa passou a ceder os esperados espaços almejados pelo Palmeiras nos minutos finais. Aos 39, Danilo recebeu de Veiga e deu o gol de presente para Deyverson, que chutou com o pé errado, facilitando a defesa do goleiro. Aos 41 minutos todo sistema defensivo alviverde vacilou ao deixar Yuri Alberto livre na área – o atacante foi acionado e concluiu de cabeça em cima de Jailson, que mostrou estar com o reflexo em dia.
Aos 45 minutos outra investida alviverde: Danilo Barbosa recebeu de Deyverson pelo lado direito do ataque e cruzou para Danilo, livre na área, concluir muito mal; por sorte, porém, a bola ganhou efeito/altura e morreu dentro do gol. Incrível. 2 a 1. Para assegurar a improvável vitória, aos 48 minutos Abel trocou Raphael Veiga por Patrick de Paula. Nos últimos 4 minutos de acréscimo o Inter nada criou para tentar o novo empate.
Com o resultado positivo no Beira-Rio, onde o histórico é péssimo, o Palmeiras chega a 16 pontos e se mantém na terceira colocação do Brasileirão com a mesma pontuação do Athletico-PR e 1 ponto atrás do Red Bull Bragantino, que ainda jogará na rodada.
Domingo (04/7) o Verdão visita o Sport. A partida está marcada para às 16h, na Ilha do Retiro.